TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As causas da inflação

Artigo: As causas da inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A inflação pode ser definida como o fato de se inflar ou inchar. Para a Economia, é um conceito que se refere ao aumento contínuo e generalizado de preços de bens e serviços, isto quer dizer, a elevação dos preços é verificado na pela maioria dos bens e não só em alguns. Ocorre assim a diminuição do poder de compra por vários fatores, como, o rendimento do salário dos trabalhadores que não sofre alteração continuamente.

Um dos motivos da inflação é o aumento da emissão de moeda por parte do Governo para suprir os gastos do Estado. Quando há este fato, há um mais dinheiro circulando no mercado mas não aconteceu aumento de riqueza ou de produção. Assim, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.

A Noticia abaixo exemplifica na prática a definição de inflação na economia e como ela influencia a vida da sociedade:

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro, representativo do custo para suportar pelo dinheiro que se pede emprestado ( taxa de juro ativa ) ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira ( taxa de juro passiva).

Há fatores que influenciam a taxa de juro:

• A taxa de inflação - quanto maior a inflação, maior a taxa de juro nominal, que proporciona uma taxa de juro real positiva ou menos negativa;

• A procura de moeda - sendo a taxa de juro o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior a procura da moeda, maior a taxa de juro;

• O risco do devedor - ao aumentar o risco do devedor e a possibilidade de não cumprimento maior será a taxa de juro.

Analisemos a noticia abaixo sobre a taxa básica de juros da economia:

Já a Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio é então o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra.

Existem vários sistemas de câmbio. Na maior parte das economias desenvolvidas é usado o sistema de câmbios flutuantes. Ou seja, o valor da moeda nacional face a outras é definido pelos intervenientes no mercado cambial. Nas economias consideradas em vias de desenvolvimento era frequente o uso dos câmbios fixos. Nesta modalidade, o Estado escolhe uma moeda de referência - tradicionalmente a moeda em que se fazem a maior parte dos negócios do país - e define o valor da moeda nacional em função da moeda de referência.

Do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com