TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As três eras da história da qualidade

Artigo: As três eras da história da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 3

As três eras da história da qualidade:

1. Era da inspeção: Produtos são verificados um a um., Cliente participa da inspeção., Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.

2. Era do controle estatístico: Produtos são verificados por amostragem, Departamento especializado faz controle da qualidade, Ênfase na localização de defeitos.

3. Era da qualidade total:Processo produtivo é controlado, Toda a empresa é responsável, Ênfase na prevenção de defeitos, Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.

CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: Ocorreram através do reconhecimento da variabilidade na indústria, variação de matéria-prima, operários, equipamentos etc.

Surgiram também as ferramentas básicas da qualidade na utilização da produção: Fluxograma, Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Carta de Controle.

Vantagens das ações de controle: Obtenção de resultados rápidos, Exigência de cultura local (pessoas disciplinadas que preferem atuar sob hierarquia).

Desvantagens das ações de controle: Não produz mais qualidade ao processo produtivo; Costuma ser compulsório; Custa caro : só existe se estiver associado a procedimentos que precisam estar acionados. (Ex. trânsito)

O que é QUALIDADE TOTAL ?

forma de gerenciamento que visa:

 melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional

 Possibilitar o alcance de vantagens competitivas

 Auxiliar na sobrevivência das empresas

De que maneira:

 Com o aumento da qualidade produtos/serviços

 Com o crescimento da satisfação dos clientes

 Viabilizando maior lucro e participação nos mercados

Tendências da Gestão da Qualidade

Qualidade Total assume novas roupagens: Ferramentas da qualidade

Fortalecimento da cultura e práticas de melhoria contínua: Benchmarking, ISO 9000, kaizen...

Elementos importantes do TQM: Melhoria contínua: é a filosofia que busca aperfeiçoar todos os fatores. Abrange métodos, materiais, equipamentos e pessoas. O êxito da abordagem japonesa da melhoria contínua (kaizen) levou outras empresas a reexaminarem suas abordagens usuais.

ISS 9001 e ISO 4001

Ambas são normas escritas pela ISO (International Organization for Standardization) uma das maiores organizações do mundo desenvolvedor de padrões internacionais. A norma ISO 14001 seguem a mesma abordagem “planejar, fazer, checar, agir” (ciclo PDCA) da norma ISO 9001 .

A norma ISO 9001 dá diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade com foco na satisfação do cliente. Trata de desenvolver e entregar um produto ou serviço que satisfaça as necessidades estabelecidas pelos clientes e define os requisitos para assegurar que isto aconteça.

A ISO 14001 foca na necessidade de proteger o meio ambiente e de instalar controles daquelas atividades significativas que possam ter um impacto no meio ambiente, incluindo os aspectos ambientais significativos de bens e serviços usados pela organização.

Seis sigma é um alvo de performance

Six

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com