TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos econômicos - China

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A civilização chinesa tem uma longa história, cuja principal característica foi, até o século XIX, a imutabilidade de determinados elementos como o cultivo de cereais, a escrita, a importância da família ou o culto aos antepassados. Assim como outros povos da antiguidade, os chineses pensavam que a melhor forma de viver não consistia em modernizar-se, mas em repetir arquétipos do passado.

1 - A Moeda

O Iuan é a moeda atual da República Popular da China. O significa dela em chinês é "a moeda do povo".  As notas e moedas de Iuans são emitidas pelo Banco do Povo Chinês. O Iuan está dividido em dez jiao (também chamado de mao), sendo que cada jiao está fracionado em 10 fen.

Apesar de ser a moeda utilizada no continente, ela não é aceita nas cidades de Hong-Kong e Macau, onde é aceito o dólar de Hong Kong. Nos últimos meses, o Governo chinês vem sendo acusado de manter o yuan desvalorizado intencionalmente para facilitar, ainda mais, a venda dos produtos chineses.

O governo americano expressou que continua considerando insuficientes os esforços de Pequim para valorizar sua moeda com relação ao dólar. Apesar das medidas colocadas em prática pela China para permitir que sua divisa se aprecie, o yuan continua "consideravelmente desvalorizado", afirma o Departamento do Tesouro em seu relatório semestral sobre a política cambial dos principais sócios comerciais dos Estados Unidos.
O yuan subiu cerca de 13% com relação ao dólar desde a reintrodução de uma margem de flutuação diária a sua moeda, em 2010, apesar de sua cotação continuar sendo fixada diariamente por seu banco central.
No mês passado, o banco central aumentou esta margem de flutuação de 0,5% para 1% com relação ao dólar.

Washington acusa com frequência Pequim de manter o yuan artificialmente baixo para impulsionar suas exportações, o que tem provocado um massivo excedente comercial chinês com relação a outra grande potência econômica mundial.

2 - A Evolução

Em 1980 a China entrou em um período de intenso crescimento econômico, o governo chinês ofereceu incentivos para instalação de indústrias estrangeiras.

Este crescimento provocou problemas comuns aos países capitalistas, como desigualdade social, desemprego e aumento da pobreza, outro problema são as disparidades regionais, pois determinadas regiões da China tornaram-se mais desenvolvidas e industrializadas do que outras. Apesar de ocupar o sexto lugar na economia mundial, o país apresenta alguns problemas de ordem social, parte da população é atingida pela desnutrição e há elevado índice de mortalidade infantil.

Hoje a China é o país mais industrializado do sul, lugar que era ocupado pelo Brasil nos anos 80, e pode tornar-se uma das maiores potências econômica, política e militar do mundo.

Apesar de ocupar o sexto lugar na economia mundial, o país apresenta alguns problemas de ordem social, parte da população é atingida pela desnutrição e há elevado índice de mortalidade infantil.

Em 1989 manifestantes (em torno de cem mil) oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim.

Devido aos protestos e às ordens do governo pedindo o encerramento dos mesmos na noite de 3 de junho, enviaram os tanques e a infantaria do exército à praça de Tiananmen para dissolver o protesto. Diante da violência, o governo empreendeu um grande número de arrestos para suprimir os líderes do movimento, expulsou a imprensa estrangeira e controlou completamente a cobertura dos acontecimentos na imprensa chinesa. A repressão do protesto pelo governo da República Popular da China foi condenada pela comunidade internacional.

4 - Dívida Interna/Externa

A China foi o país que mais emprestou para a América Latina em 2010,  em um total de US$ 37 bilhões. Porém é evidente que ela não possa financiar todo mundo. Os credores, portanto, é o único caminho dentro da globalização, não são países: são as empresas multinacionais dentro das nações. Ingenuidade à luz dos tempos modernos, para citar Chaplin, pensar, por exemplo, que existe um Estados Unidos. Na verdade, existem dois: um dentro das fronteiras americanas, outro além das fronteiras internacinais, localizado em múltiplas economias nacionais. Interesses americanos encontram-se no Brasil, no Japão, no Reino Unido, na França, Na Alemanha, até na China e Rússia. Formam uma teia ao redor do planeta garantindo o que, palavra mágica da época, sua sustentabilidade.

5 - O País em relação ao mundo

No presente momento a maior potência mundial é os EUA, e a economia que mais desenvolve é a China, essas têm estabelecido uma relação harmoniosa, apesar de gerar certa desconfiança de um possível foco de tensão. 

Essa harmonia reflete a forte dependência recíproca dos países, os Estados Unidos necessitam de mão-de-obra barata e outros atrativos oferecidos na China, por outro lado a economia chinesa depende dos investimentos norte-americanos que propicia o avanço econômico do país oriental, e também por causa das importações americanas que absorve grande quantidade de produtos chineses. 

É exatamente neste contexto o início de uma possível divergência, pois essas transações comerciais têm ocasionado um superávit de aproximadamente 200 milhões de dólares, mas por outro lado a balança comercial norte-americana fica com um saldo negativo na balança comercial, agora resta saber até quando a economia suporta o déficit comercial. 

Esses fatos afirmam que os interesses econômicos sempre colocam em foco a supremacia geopolítica mundial no quais os países adotam medidas protecionistas, temendo perder sua hegemonia. 

6 - A Economia

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

Vejamos os principais dados e características da economia chinesa:

- A China é o maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos;

- É o maior produtor mundial de milho e arroz;

- Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com