TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade prática supervisionada: Economia

Seminário: Atividade prática supervisionada: Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Ciências Contábeis

Alyssa Camila Scherer-1299523980

Evandro Borgmann-6942010990

Halanna Sabrina Teske-6945455861

Karoline Meira da Silva - 6942010996

Leticia Ellwanger-6931400392

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Economia

Jaraguá do Sul, SC

2013.

Alyssa Camila Scherer-1299523980

Evandro Borgmann-6942010990

Halanna Sabrina Teske-6945455861

Karoline Meira da Silva - 6942010996

Leticia Ellwanger-6931400392

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Economia

Trabalho apresentado a disciplina de Comportamento Organizacional da Universidade Anhanguera- UNIDERP.

Professor EAD: Renata M.G. Dalpiaz

Tutor Presencial:Jeane Clésia Costa Carvalho.

Tutor EAD: Jeane Clésia Costa Carvalho.

Jaraguá do Sul, Sc

2013.

SUMÁRIO

Introdução 04

Desenvolvimento 05

Pesquisa sobre Joinville 08

Conclusão 16

Referências Bibliográficas 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi feito afim de aprimorar o conhecimento na área de Economia, será relatado o ramo da gasolina que contém diversos pontos interessantes e também apresentará sobre a Economia da cidade de Joinville em geral e como ela contribui para a sociedade brasileira e catarinense.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

O processo que leva para abrir um posto de combustível e faze-lô funcionar é um trabalha de pesquisa e negociações que leva desde a pesquisa de seu publico alvo (quando ganham e quando gastam ), passando ao processo de busca de empresas que agiram como parceiras nesse negocio. Pesquisa sobre o comportamento do mercado nos últimos anos para então criar as estruturas adequadas para o sucesso do negocio.

No Brasil na ultima década ouve uma instabilidade no mercado consumidor de gasolina que levou a uma queda no consumo de gasolina. (período este que durou de 2003 a 2009) Essa queda foi motivada pela troca do consumidor de gasolina pelo etanol que na época tinha preços mais em consideração com o bolso do consumidor. A gasolina só volta a ter força no mercado em 2010 com uma reestruturação dos preços que ate levou a um crescimento no consumo de gasolina no ano de 2012 de 13%. A recuperação do mercado de gasolina pode ser vista no gráfico abaixo;

O mercado consumidor de gasolina e composto por uma grande variedade de diferentes indivíduos composto famílias, homens e mulheres solteiros acima de 18 anos. O consumo varia já que há uma variedade de veicúlo em que existe modelos mais econômicos (como Ford Fusion Híbrido que consomem menos combustível) e outros modelos que consomem mais combustível. O consumidor em media parece consumir mais gasolina nos períodos de férias escolares que caiem em dezembro no final do ano.

A Petrobrás é a principal exploradora dos recursos petrolíferos do Brasil além de trabalhar com todos os seus produtos derivados do petróleo. Fundada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1953 a Petrobras e uma empresa estatal com capital aberto sendo controlada pelo governo brasileiro. Em 1970 foi criada a Petrobras Distribuidora cuja responsabilidade é comercializar todos os derivados do petróleo incluindo a distribuição de gasolina. Esse ‘braço’ empresarial hoje é líder no mercado sendo então líder na distribuição de gasolina.

A Petrobras Distribuidora responsável pele distribuição da gasolina nos postos de combustíveis não determina os preços por litro de gasolina para o mercado consumidor essa responsabilidade e garantida por lei os donos (admiradores) do estabelecimento. A Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo) aprovada deste janeiro de 2002 impede a influencia seja qual for do preço determinado pelos postos de combustíveis pelas agencias distribuidoras. Assim as importações de combustíveis foram liberadas e o preço passou a ser definido pelo próprio mercado. Além disso, o preço final acaba sendo influenciada também por alguns outros fatores como carga tributária (municipal, estadual, federal), concorrência com outros postos na mesma região e a estrutura de custos de cada posto (encargos trabalhistas, frete, volume movimentado, margem de lucro etc.). E o órgão responsável pela execução e fiscalização se chama Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Um dado interessante sobre os preços da gasolina no Brasil é que apesar de autossuficiente em petróleo o Brasil tem os maiores preços na gasolina motivada pelas altas taxas de impostos cobradas pelo governo encima do produto (cerca de 57,13% logo por exemplo o litro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com