TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ECONOMIA

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ECONOMIA

PROF. GIOVANI PAPINI

Ana Caroline Faustino Da Silva

RA: 6814008460

1° SÉRIE B

Alessandra Antunes Gonçalves

RA: 8412935668

2° SÉRIE B

Carlos Henrique Sassi Dos Santos

RA: 8805353331

1° SÉRIE B

Clairton Rosa Machado

RA: 9095453732

1° SÉRIE B

Eduardo Santana

RA: 9056438837

1° SÉRIE B

Elói Antônio Cherobini

RA: 9095453749

1° SÉRIE B

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar como se dão as políticas econômicas,

 Microeconomia e Macroeconomia.

Nesse contexto é apresentado como funciona essas políticas econômicas, bem como as suas vantagens e desvantagens para economia empresarial e economia do país.

É apresentado uma breve explicação de Micro e Macroeconomia, e como funciona as mesmas no cotidiano econômico pessoal, e estatal.

ETAPA 3

Passo 4

A IMPORTÂNCIA DA OFERTA E DA DEMANDA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE MERCADO

Em uma economia de mercado os mecanismos de preços resolve os problemas fundamentais da economia.

MICROECONOMIA

A microeconomia estuda como os preços podem harmonizar a oferta e a demanda gerando equilíbrio.

A DEMANDA

A demanda ou procura é a quantidade de determinada mercadoria que os compradores desejam adquirir de acordo com cada preço dado.

Por exemplo se o preço de um determinado bem aumenta a demanda por esse bem diminui e se o preço diminui a demanda aumenta.

Esse comportamento inverso entre o preço do bem e a quantidade demandada, funciona para maioria dos bens e serviços é tão universal que se chama lei da demanda.

A quantidade demandada de um bem diminui a medida que o preço dele aumenta

Existem outros fatores além do preço que são importantes para demanda, são eles:

Preço dos bens substitutos, Preço dos bens complementares, Renda dos consumidores e Gosto dos consumidores.

Supondo que pessoas gostem indistintamente de dois tipos de produtos parecidos ou substituíveis se um deles aumenta as pessoas automaticamente vão diminuir o consumo desse bem e passarão a consumir o  outro.

Isso acontece por que são bens substitutos.

Já nos bens complementares se um dos produtos aumenta faz com que diminua a demanda do outro. Ex: se o pão aumenta o consumo cai para o pão e a margarina mesmo que ela tenha se mantido inalterada.

Outro fator que altera a demanda é a renda quando ela aumenta, aumenta a demanda da maioria dos bens, isto é os consumidores compram mais de todas as coisas a isso chamamos de bens normais. No entanto há exceções como os bens inferiores nesse caso quando o indivíduo tem um aumento na renda ele passa a consumir menos bens inferiores.

Por fim temos a questão do gosto, a demanda por bens pode ser alterada se houver mudanças no gosto dos indivíduos. Isso pode acontecer por meio de campanhas publicitárias, modismo ou atitudes sociais.

A OFERTA

É a quantidade de mercadoria que os vendedores querem oferecer de acordo com cada preço dado. Ex: determinado produto e fabricado com base no valor X se aumentar o valor o produtor tem condições de produzir uma quantidade a mais para dispor no mercado. Se o valor diminuir o produtor tem menor recurso com isso a produção diminui.

Essa relação direta entre o preço do bem e a quantidade ofertada é o que chamamos de lei da oferta.

A quantidade ofertada de um bem aumenta à medida que o preço dele aumentar.

DE QUE FORMA O AUMENTO DA DEMANDA AFETA O CUSTO LOGÍSTICO DAS ORGANIZAÇÕES

 

ANP prevê crescimento de consumo total de combustíveis no Brasil

Segundo a Agencia Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

A demanda por combustíveis deve aumentar entre 4 e 5% em 2014. Diante desse crescimento também haverá a necessidade de importação de óleo diesel e gasolina uma vez que o parque de refino da Petrobrás é insuficiente para atender todo o mercado, dependendo ainda da produção de etanol no país.

Esse aumento pode acarretar vários problemas, como aumento do custo da gasolina e consequentemente aumentando todos os outros seguimento de logística. Ex: a demanda por combustíveis aumenta seguida da insuficiência de suprí-la, daí a necessidade da importação o que vai diferenciar diretamente no preço.

Com o aumento do preço da gasolina há também o aumento de outros seguimentos que se faz necessário. Um exemplo disso é o transporte que deverá aumentar o custo do frete afetando também as lojas e mercados que deverão agregar esse aumento nos produtos ofertados e diminuindo a demanda de alguns produtos que o consumidor deixará de consumir para suprir outros de sua necessidade.

 

ETAPA 4

Passo 3

MACROECONOMIA

A teoria macroeconomia tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação, consideradas como problemas de curto prazo ou conjunturais, enquanto as teorias de desenvolvimento e crescimento incorporam questões estruturais, que envolvem política cujos efeitos demandam um período maior de tempo para apresentarem resultados, pois exigem mudanças profundas na estrutura econômica e institucional do país.

Os principais objetivos de Política Macroeconômica:

  • Alto nível de emprego
  • Estabilidade de preços
  • Distribuição Equitativa de renda
  • Crescimento econômico

 Alto nível de emprego

O alto nível de emprego, estabilidade de preço, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico. As questões relativas ao emprego e à inflação são consideradas conjunturas, de curto prazo. É a preocupação central das chamadas políticas de estabilização.

Deve- se salientar que antes da crise mundial dos anos 1930, o desemprego não preocupava a maioria dos economistas, pelo menos nos países capitalista.

Estabilidade de preços

Define-se inflação como o aumento contínuo e generalizado do nível de preço. Costuma-se aceitar que um pouco de inflação faz parte dos ajustes de uma sociedade, dinâmica, em crescimento. Mesmo em países mais desenvolvidos, o controle da inflação também é uma preocupação sempre presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (655 Kb)   docx (475.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com