TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Economia 1 etapa

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à Economia

Dentre varias opção de segmento listamos os seguintes ramos de atuação:

• Moda

• Saúde

• Beleza

• Alimento fora de Casa.

Dentre elas, mediante uma discussão em grupo elegemos o segmento de Beleza como objeto de trabalho dessa ATPS.

Segundo site CPT “Salão de beleza é setor de destaque na economia brasileira”. “Os brasileiros estão cada vez mais vaidosos e chegam a gastar um bilhão nos salões”. Porém, observamos que a capacitação do profissional é muito importante para o mercado, pois os mais capacitados obtém um melhor destaque no mercado de atuação. O setor de beleza tem crescido grandemente no mercado brasileiro, sendo em cosméticos, tratamento na pele, cabelo ou SPA.

Em uma entrevista com a dona de um salão, foi possível coletar a informação, que as pessoas têm investido mais em si, a aparência é um fator crucial nos dias atuais. O salão que anteriormente era utilizado somente para eventos importantes, hoje tem destaque para o dia-a-dia.

Segundo dados da Folha de S. Paulo “Um balanço divulgado no ano passado pelo SEBRAE, por mês surgem no Brasil 7.000 novos salões de beleza. E o rendimento anual de um salão varia no mínimo de R$ 60 mil sendo em média R$ 5 mil por mês.”

Esse ramo tem crescido devido à alta acessibilidade dos produtos sendo assim disponibiliza maior procura. O emprego de pacotes de beleza da ao consumidor uma visão de não ter que desembolsar quantias pesadas, desta forma não atingindo de forma significativa seu orçamento.

Esse é um mercado que dificilmente terá uma queda à tendência com o passar dos anos é o aumento significativo para esse segmento.

A cada dia, mês e ano, cresce cada vez mais o mercado de cosméticos e produtos de beleza na economia do Brasil. Nosso país ocupa a terceira posição em relação ao mercado mundial de Perfumaria, Cosméticos e Higiene Pessoal.

A Bahia se destaca mais na área, com mais de 100 indústrias de cosméticos fixados, sendo que algumas das indústrias exportam para a África, com rendimentos de produtos voltados para o cabelo afro. Salvador é a terceira cidade do Brasil com mais salões de beleza.

Para se qualificarem cada vez mais na área da beleza, na Bahia houve a 6ª Feira Cosmética 2014, lá apresentam exposições de mais de 100 marcas. A feira traz vários tipos de inovações como: cabelos cacheados em menos de 15 minutos, secadores com aroma, esmaltes que duram mais de um mês e não saem com acetona.

Atraídos pela demanda, os empreendedores se arriscaram em um novo negócio, especialmente os cabeleireiros. “Salão de cabeleireiro hoje é como bar de antigamente, há um em cada esquina”, compara o presidente do Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Estado de São Paulo. O mesmo diz que, a reprodução numerosa dos salões do Estado de São Paulo já equivale mais de 50 mil, está ligada ao crescimento da área da beleza. Os homens estão freqüentando mais salão de beleza, assim como as pessoas de baixa renda.

O Brasil é o 2° País voltado para a vaidade masculina, só perde para o Japão, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos diz que 30% do salário dos metrossexuais, Não há dúvida alguma que o mercado de beleza masculina está em se expandido cada vez mais.

Pesquisas revelam que as brasileiras não poupam quando o assunto é aparência. Independentemente de renda, elas costumam empenhar grande parte do salário nos salões, deixando boas quantias nas mãos desses profissionais todo mês. Apesar de ser muito lucrativo e promissor esse setor enfrenta alguns desafios, já que grande parte dos salões de beleza que são inaugurados fecha as portas pouco tempo depois. Especialistas afirmam que isso é conseqüência de má administração.

Portanto para se obter uma ótima estratégia empresarial O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres que tem vasta experiência na área de gestão empresarial e garante que para seu salão possua sucesso, tem que seguir algumas estratégias que é possível tirar seus planos do papel e obter excelentes resultados financeiros. O mesmo afirma que é preciso que o profissional goste do seu trabalho e sinta prazer em exercê-lo. É necessário chegar cedo ao estabelecimento e só ir embora ao final da tarde, mesmo que no início a clientela não seja tão boa. Porém, outro ponto que professor destaca como desfavorável ao bom funcionamento e ao progresso do seu salão é ter pouco ou nenhum conhecimento sobre assuntos centrais, como legislação (para poder executar o estabelecimento, o seu trabalho e o trabalho dos seus funcionários), contratação e administração da equipe.

O professor nos mostra o porquê devemos freqüentar um determinado salão e não outro.

Características de um bom salão:

• Comodidade e beleza: o ambiente precisa agradar o cliente.

• Bom atendimento: sorria, seja sempre receptivo e educado.

• Confiança e credibilidade: os profissionais devem ser bem treinados para oferecer um serviço diferenciado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com