TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de economia

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Conclusão

A inflação pode ser conceituada como aumento continuo de preço  em  todos os bens produzidos pela economia durante um período  de tempo; e não uma elevação esporádica dos preços. Assim por definição, é um fenômeno monetário em que o valor da moeda é depreciado.

Causas clássicas da inflação

A inflação representa um conflito distributivo pela repartição do produto não administrado corretamente  Consagra-se em 2 correntes básicas:

  • Inflação de demanda : Elevação das demandas em relação à produção  disponível de bens  e serviços. Pode se entender como dinheiro demais a procura de bens.
  • Inflação de custos : Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta, onde a demanda é a mesma e o custo de certos insumos são repassados aos produtos. Esta relacionada ao custo de produção que se aumentar; o bem provavelmente aumentará.

Também esta associado as empresas com poder de monopólio ou oligopólio que á aumentar seus lucros acima do aumento do custo gera uma inflação conhecida como: Inflação de lucros.

Tipos de efeito causado pela inflação

  • Efeito sobre distribuição de Renda:  Se referem ao poder aquisitivo das classes que dependem do rendimento fixo, que possuem prazo para reajuste.  Neste caso os assalariados que esperam a chegada de um novo reajuste.
  • Efeito sobre mercado de Capitais: Refere-se ao desestímulo de aplicação no mercado financeiro como títulos e poupanças pela teriorização do valor da moeda.
  • Efeito sobre balanço de Pagamentos: Relacionado ao encarecimento do produto nacional em relação ao internacional, acontece a depreciação da moeda para desestimular as importações e estimular as exportações.
  • Efeito sobre  expectativas: Com um mercado não favorável o empresário fica cauteloso e dificilmente aumentará seus investimentos na expansão da capacidade produtiva.
  • Efeitos sobre os pagamentos de Empréstimos e Impostos: O credor é quem perde, pois ao emprestar dinheiro o mesmo não incorporará nenhuma expectativa  inflacionária, isto é , vai receber a quantia emprestada , reduzida pela inflação.

INTRODUÇÃO

Em fevereiro deste ano, o “Datafolha” perguntou em uma de suas pesquisas, se a população acha que a inflação vai aumentar ou cair .  59% responderão que ia aumentar. Já era uma expectativa negativa. Pois logo em abril, a mesma pesquisa  demonstra  que 65%  da população acha que vai aumentar.

Do ponto de vista da população, vale a experiência de compra, pois ocorre que estão subindo os preços de itens que afetam todo mundo como comida , serviços em geral desde corte de cabelo a mensalidade escolar, e mais recente as tarifas de luz e transporte público. Até chegou a cair o preço de alguns eletrodomésticos por causa da demanda mais fraca. Más, não se compra geladeira todo mês, logo , supermercado e escola, todo mês a conta bate a porta.

A persistência da inflação relativamente alta vai incomodando aos poucos. Pois  o assalariado vê toda semana que algo ficou mais caro, os comerciantes não sabem mais que preço estimar, os sindicatos dão inicio a pedida de aumento salarial , e o próprio governo fica incomodado, pois seus integrantes percebem que precisam elevar alguns preços e salários. A sensação de desconforto econômico se transforma em disposição de voto contra o governo, e esse  é o maior risco para atual presidenta Dilma.

Contudo para podermos criticar o governo, temos que saber mais sobre inflação; Seus  conceitos , o que causa e os efeitos  que nos afetam, por isso vamos entrar em mais detalhes nas  páginas seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com