TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de economia

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Economia

Prof°Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Ciências Contábeis

Amanda Lara Freire Ferreira – RA: 4536876721

BrunaMaria dos Santos – RA: 5560123625

DanielAmorim Nogueiras Rodriguez– RA: 5721157032

Losangeles dos Anjos Oliveira – RA: 5569148156

Paulo Rogério da Silva – RA: 4588914276

Taubaté - SP

2012

O sonho da compra de um veículo já passou a ser realidade até mesmo para as classes mais baixas, a compra de um automóvel, torna o consumidor mais orgulhoso, os indivíduos possuem necessidades as quais devem ser satisfeitas obedecendo a uma hierarquia, conhecida como hierarquia das necessidades.

De acordo com estudos, a aquisição de um veículo está situada nas necessidades secundarias.

O comportamento do consumidor é uma ferramenta estratégica de marketing. Os consumidores são diferentes uns dos outros, é isso que determina os comportamentos no ato da aquisição de um veículo.

O consumo é composto por influencias para compra que o consumidor determina para seu consumo.

Os fatores de influência na decisão da compra de um veículo são: motivação, personalidade, percepção, também não podemos deixar de destacar as variáveis, que são muito importantes no ato da compra. São essas: variáveis sociais, econômicas e culturais, essas variáveis classificam os consumidores na sociedade.

O mercado brasileiro de veículos teve crescimento na economia nos últimos dez anos, as vendas dobraram e o setor cresceu quatro vezes mais.

A indústria automobilística está pronta para elevar a capacidade das fabricas o Brasil em 25% até 2015, o eu significa uma produção anual em torno de 5 milhões de veículos.

Nos últimos 16 anos a população cresceu 21%, segundo ultimo censo (IBGE), essa relação entre habitante/veículo é usada pelas indústrias para medir o potencial da população.

Os fabricantes trabalham hoje na produção de veículos na média de 13,5 mil veículos por dia, contando com a permanência desta média, até o final do ano, somaria em média 3,5 milhões de unidades.

O principal fator desse crescimento deve-se à entrada de novas marcas e montadoras no inicio da década de 90, o amadurecimento do consumidor e a melhora do poder aquisitivo da população, tornando um mercado competitivo e atraente. A estabilidade da economia também favorece nesse crescimento.

O mercado de veículos está farto, devido às opções de modelos ofertados, condições de financiamentos e consórcios, taxas facilitadas e redução de IPI.

Pode-se dizer que cada consumidor tem seu perfil. Podendo ser dividido em quatro grupos:

- Os entusiastas, que buscam status;

- Os essencialistas, que compram um carro pensando no investimento futuro;

- Os sensatos, que procuram um carro versátil;

- E os guiados pela imagem, tratam- se de pessoas que se importam com a imagem, tais como os jovens.

[pic 2]

Fonte: www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfbr/default.shtm.

As classes que mais adquiriram um veículo de acordo com pesquisas realizadas no ramo foram:

[pic 3]

Fonte: www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfbr/default.shtm

Os principais motivos para a aquisição de um veículo são:

[pic 4]

Fonte: http://www.ibedec.org.br/verCartilhaCS.asp?id=3

Atualmente o setor de automóveis é composto por nove montadoras, e o que não podemos deixar de observar que, montadora e macas são duas coisas absolutamente diferentes. Marca é o produto e montadora é o nome da empresa que produz tal produto.

Podemos citar como motivo pelo qual o mercado ter crescido tanto nos últimos meses, o IPI reduzido, implantado exatamente para garantir o, vigor da indústria automobilística. O IBGE aponta que a produção física de veículos cresceu mais de 100% nos últimos 10 anos.

As montadoras que participam em atividade no Brasil hoje são:

- Ford, Fiat, Volkswagen, General Motors, Renault, PSA Peugeot, Citroen, Toyota, Honda e Daimler Chrysler.

O preço que a empresa paga no veículo novo ao fornecedor quando compra o produto é o preço de custo; integra o custo das mercadorias os tributos não recuperáveis devidos na aquisição ou importação. E, pode se dizer que o custo da mercadoria é o somatório do valor indicado na nota fiscal mais as despesas acessórias que ocorrem por conta do comprador que estejam constando na própria nota fiscal ou em documento separado até a entrada da mercadoria no estabelecimento.

Na concessionária - os custos das vendas de veículos novos á varejo existem itens que reduzem os custos como:

  • Frete e seguros, quando não inclusos na nota fiscal;
  • Instalação de acessórios e equipamentos (mão de obra e peças);
  • Recuperação de ICMS substituto pago a maior (se houver);
  • Bônus de capitalização (se houver no período);
  • Prêmio Campanha Performance (se houver no período);
  • Rebate de juros (se houver no período).

O custo do veículo usado (varejo e atacado) é valor de troca ou preço de aquisição, a instalação de acessórios e equipamentos, custos das revisões e reparos para a venda (recondicionamento).

Para determinar o custo das mercadorias estocadas há necessidade de adotar um critério é o custo médio onde as mercadorias serão sempre valorizadas pela média dos custos de aquisição e sendo atualizados a cada compra efetuada é o utilizado pela concessionária.

Ex: Para se calcular o custo médio, multiplica-se a quantidade recebida do item pelo seu custo unitário. Esse custo é recalculado cada vez que um novo lote do item é comprado. Se o preço se mantém, o custo médio não sofre variações.

O custo médio praticado pela concorrência é mesmo.

Conforme dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, a estimativa do número de habitantes da cidade de Taubaté é de 282.098 moradores no ano de 2011. Sendo 138.431 a população de sexo masculino e, 143.667 a população de sexo feminino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (389.7 Kb)   docx (217.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com