TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas de Economia Setores Produtivos

Por:   •  24/6/2020  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Setores Produtivos

Nesta aula vimos sobre os três setores de produção na economia que são o SETOR PRIMARIO quem engloba a agricultura, agropecuária, produção animal e o extrativismo. SETOR SECUNDARIO onde se encontram as industrias e por fim o SETOR TERCIARIO que são os prestadores de serviços, banco e comércios em geral.

Vimos a respeitos de bens que existe para as necessidades humanas podem ser produzidos ou não como por exemplo o sol, ar, que são de e muita importância e que nos é fornecido “gratuitamente”. Os bens econômicos, ou seja que exige esforço humano para ser produzidos estes tem seus preços este preço vai depender de vários fatores fatores como, mão de obra, tempo, qualidade etc... Vasconcelos definiu bens em: 1. Bens de capital que são os meios usados para produzir bens de consumo 2. Bens de consumo destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas, este sendo dividido em bens duráveis, como carros, TVS entre outros, e bens não duráveis como por exemplo alimentos.

21.05

Estrutura de Mercado

Mercado: Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. A economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Concorrência Perfeita: é um mercado em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. O consumidor ter a liberdade em optar por um local ou outro. Como podemos citar em Goiânia a região da 44, onde temos uma vasta opção de loja que fornecem o mesmo produto, porem cada uma com preços diferentes, travando uma “guerra”.

Monopólio: O consumidor “não tem pra onde correr” se ele precisa de um produto ou serviço, o consumidor não terá uma liberdade de escolha pois apenas uma empres ou loja tera o serviço ou produto desejado, como podemos citar a ENEL que é a única empresa de energia elétrica que os goianos podem recorrer para obter o serviço.

Concorrência monopolista a concorrência ou competição monopolística é um tipo de concorrência imperfeita em que existem várias empresas, cada uma vendendo uma marca ou um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação, e cada empresa é a única produtora de sua própria marca.

Oligopólio: É quando um pequeno número de empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço ou produtos se unem para controlar a oferta do mesmo, consequentemente controlando os preços e fazendo com que dificulte a entrada de novas empresas no ramo.

28.05

Oferta x Demanda e Macroeconomia

Demanda e o tudo o que o consumidor adquiri em determinado espaço de tempo, podendo ser influenciado pelo gosto, utilidade, necessidade e preço.

Lei da demanda é que quanto maior for o preço, menor será a quantidade vendida.

Curva da demanda visa uma medida que evidencia que quando as quantidades procuradas diminuem consequentemente o preço sobe.

O preço sempre será fundamental para o consumidor, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com