TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL FEITA PELA PETROBRAS E SUAS RELAÇÕES COM OS DEMAIS SETORES PRODUTIVOS

Por:   •  14/6/2015  •  Seminário  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE GRUPO CRUZEIRO DO SUL – MODULO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ednei Francisco
Hugo Bratti
Ítalo Henrique

Jaqueline Marques
Marina Garcia

PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL FEITA PELA PETROBRAS E SUAS RELAÇÕES COM OS DEMAIS SETORES PRODUTIVOS

     Caraguatatuba/SP

2015

PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL FEITA PELA PETROBRAS E SUAS RELAÇÕES COM OS DEMAIS SETORES PRODUTIVOS

 

       

Trabalho apresentado para à disciplina Administração de Produção e Operações, no curso de Engenharia de Produção, da Universidade Grupo Cruzeiro do Sul - Módulo.

Prof. Fabio Lacerda

                       

                     

Caraguatatuba/SP

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

        2.1 O que é esse Gás Natural?

        2.2 Etapas de Produção do Gás Natural

3 RELAÇÕES DA PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL COM OS DEMAIS SETORES PRODUTIVOS DA PETROBRAS

4 BIBLÍOGRÁFIA



1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos como objetivo mostrar o processo de produção do Gás Natural feito pela Petrobras, o que é o Gás Natural em si e de onde vem, as etapas de produção realizadas, como é feita sua distribuição e quais as empresas e setores da própria Petrobras passam pelo seu processo até chegar a consolidação de venda do produto.


2 DESENVOLVIMENTO 

        

        Para entendermos o processo produtivo do Gás Natural pela Petrobras, precisamos primeiramente entender o que é este Gás Natural e de onde ele é extraído.

        2.1 O que é esse Gás Natural?

        O Gás Natural é um combustível fóssil que pode ser encontrado em reservatórios naturais em grande profundidade no subsolo, ele pode ser associado ao Petróleo ou pode ser encontrado separadamente. Bem como o Petróleo ele é o resultado da degradação da matéria orgânica , fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através das perfurações.

        Sendo inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural contem principalmente metano e etano em sua composição. Suas reservas são amplas e novas reservas estão sendo descobertas no Brasil, o que pode garantir o abastecimento em todo território brasileiro por um longo tempo.

Composição Típica do Gás

Componente

Volume ( % )

Metano

88,82

Etano

8,41

Propano+

0,55

Nitrogênio

1,62

Dióxido de Carbono

0,60

Tabela 1 - Obs.: essa composição pode variar a partir do reservatório onde o gás é encontrado.

        2.2 Etapas de Produção do Gás Natural

Até chegar ao seu destino final , o gás natural passa por um longo caminho que envolve muita pesquisa e planejamento. Dentre essas etapas temos:

  1. Exploração:

São as atividades que verificam a existência do produto em formações geológicas específicas, como por exemplo as bacias de rochas reservatórias. Fazem parte desta etapa , a avaliação do potencial gasífero, estudos geológicos e determinação de viabilidade comercial de exploração do campo onde se deseja estrair. Então se inicia a segunda etapa que são as perfurações e comprovação da existencia do Gás Natural ou petróleo em nivel comercial.        

                [pic 1]

                Figura 1 - Exemplo de base de exploração do Gás Natural e Petróleo

  1. Explotação e produção

        Na explotação, ocorre a preparação para a operação comercial do poço, dentre as atividades de perfuração , tudo feito sobre comandos remotos para garantir a segurança e diminuir os riscos de vazamento. Quanto a produção o gás passa primeiramente por vasos separadores, que retiram as partes líquidas e sólidas do material, nesse momento a separação do óleo ( Petróleo) e gás  ( Natural ) acontece. Caso o gás esteja contaminado, principalmente por enxofre o gás passa por um processo chamado Dessulfurização, após a sua total extração os resíduos e demais gases são utilizados na propria linha de produção, gerando economia nos custos de energia e etc.

                  [pic 2]

                Figura 2 - Principais tipos de Plataformas

  1. Processamento

Nesta etapa, o gás segue para unidades industriais , onde será desidratado ( retirado todo o vapor d'água ) e fracionado, gerando metano e etano ( que formam o gás processado ou resídual ); propano e butano ( que são utilizados na fabricação do GLP - Gás de Cozinha ); e um produto para a produção de gasolina , denominado C5+ ou gasolina Natural.

                [pic 3]

                Figura 3 - Tanques de processamento/armazenamento do Gás Natural

  1. Transporte

Para grandes volumes e alta pressões, o transporte é feito em operação contínua, através de gasodutos, com gás no estado gasoso passado por estações de compressão ao longo do percurso , permitindo que ele chegue até o destino final. Para distâncias em que se torna inviável a construção de gasodutos, o transporte pode ser feito com o gás na forma de criogênica ( Gás natural liquefeito a -180ºC ) para grandes quantidades , ou no estado gasoso para pequenas quantidades, por meio de navios-barcaça e caminhões-feixe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (549 Kb)   docx (370.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com