TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Economia

Artigo: Ad Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Economia

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A curva de possibilidade de produção é um recurso utilizado para analisar e ilustrar o problema de escassez. Com base no livro didático e com apoio de pesquisa externa ao livro, responda a seguinte questão:

Suponhamos que uma empresa tenha como fatores de produção 10 máquinas e 40 trabalhadores e que apenas dois produtos sejam produzidos: sabão e sabonete e que todos os fatores estejam sendo utilizados plenamente. Se todos os recursos fossem utilizados na produção de sabão, quantas unidades de sabonete a empresa poderia produzir? Justifique sua resposta, com base no conceito de custo de oportunidade. (3,0 pontos)

R: Zero. Como todos os recursos foram direcionados para produção de sabão não haveria produção de sabonete. Os custos implícitos (conceito de custo de oportunidade), devem ter influenciado na decisão da empresa em utilizar todos seus recursos para a produção de sabão. Provavelmente os valores dos recursos para produção de sabão eram mais vantajosos do que os de sabonete.

Questão 2:

A partir da informação obtida no setor de produção, identificou-se que a capacidade máxima na produção de sabão é de 5 unidades, quando a produção de sabonetes for 0. E que a produção de sabonetes é de 20 unidades quando a produção de sabão é 0. Com base nessas informações, responda as questões abaixo: (4,0 pontos)

a) A partir do conceito de custo de oportunidade e que a empresa procurar trabalhar de forma eficiente, o que acontece na produção de sabão, quando a empresa resolve produzir 15 unidades de sabonete? Por que isso acontece? Justifique sua resposta:

R: A produção de sabão ficará reduzida, para atender a demanda de produção de sabonetes da empresa, pois está sendo mais vantajoso produzir mais sabonetes do que sabão.

b) Com base na sua resposta anterior e usando a tabela a seguir, demonstre graficamente a situação inicial e a situação quando forem produzidas 11 unidades de sabonete.

SABONETE

SABÃO

20

0

18

1

15

2

11

3

6

4

0

5

 

 

R:

20 ●

18 ●

15 ●

11 ●

6 ●

0 ●

1 2 3 4 5

0

c) Sabendo que em cada ponto da curva de possibilidades de produção temos a produção máxima com os fatores dados, o que acontece quando a empresa produzir 6 unidades de sabonete e 3 unidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com