TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço de Pagamentos no Brasil

Por:   •  28/6/2019  •  Artigo  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

THEO BORGES RODRIGUES – RA 191124672[pic 1][pic 2]

Guilherme Zanluchi – RA 191127973

ANÁLISE DO BALANÇO DE PAGAMENTOS DO BRASIL NO PERÍODO DE 1989 – 2014

ARARAQUARA

2019

SUMÁRIO

  1. Introdução        3        
  2. Resumo        3
  3. Definição do Balanço de Pagamentos        4
  1. Transações Correntes        4
  1. Balança comercial        4
  2. Serviços, rendas e transferências unilaterais correntes        8
  1. Conta Capital e Financeira        10
  2. Erros e Omissões        11
  1. Conclusão        14
  2. Bibliografia        15

I. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será demostrado e explicado o balanço de pagamentos brasileiro no período de 1989 a 2014. Esta ferramenta é utilizada para analisar o estado das finanças internacionais do Brasil, e é também a sistematização de todo o recebimento monetário por parte de uma economia estrangeira, através do fornecimento de produtos e fatores de produção a agentes econômicos no exterior. Assim, permite com que avaliemos a situação da nossa economia em relação à economia mundial, assim ajudando a gerir e criar políticas econômicas para os mercados internos e externos.

Após um breve resumo sobre a estrutura geral do balanço de pagamentos, faremos uma análise da tabela de contas do Brasil, observando as flutuações dos resultados e componentes do balanço.

II. RESUMO

        O objetivo do apresentado trabalho é expor e analisar os dados relacionados ao Balanço de Pagamentos do Brasil no período de 1989 a 2014, discutindo o que causou suas variações ao longo deste período, e o impacto causado na economia brasileira em geral.

        Dividimos a análise da estrutura do Balanço de Pagamentos detalhando as operações que o Brasil realiza com o resto do mundo. São três as principais divisões de sua composição, as Transações Correntes, as Contas Capital e Financeira e os Erros e Omissões.

        


III. DEFINIÇÃO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS

  1. Transações correntes
  1. Balança comercial
  2. Serviços, rendas e transferências unilaterais correntes
  1. Contas capital e financeira
  1. Conta capital
  2. Conta financeira
  1. Investimento direto
  2. Investimento em carteira
  3. Derivativos
  4. Outros investimentos
  1. Erros e omissões
  2. Resultado do balanço

1. TRANSAÇÕES CORRENTES

1.1 BALANÇA COMERCIAL

A balança comercial de um país mostra as trocas comerciais entre o mesmo e o exterior, registrando as entradas de mercadorias (importações) e doações vindas de fora, e também as saídas de mercadorias (exportações) e as doações enviadas para outros países.

Além disso, a análise da balança comercial pode ser muito importante para ilustrar e entender determinado período da economia de um país e sua respectiva situação. Vejamos a balança comercial do período estudado nesse trabalho (1989 – 2009):

TABELA I

PERÍODO

BC

TENDÊNCIA DA CURVA

(I)1989-1994

Superávit

Decrescente

(II)1995-2001

Déficit

Decrescente

         (III)2002-2009

Superávit

Crescente

(IV)2009-2014

Déficit

Decrescente

Obs.: O gráfico I não apresenta o período de 2010 a 2014 devido a dificuldades de se obter gráficos de fontes confiáveis.

GRÁFICO I

[pic 3]

TABELA II

[pic 4][pic 5]

No início dos anos de 1990, desde o fim do governo Sarney e passando pelos governos Collor e Itamar (período I), tivemos uma abertura da economia brasileira para o comércio exterior – provocada pela redução tarifária – que aumentou tanto nossas importações quanto nossas exportações. Isso aconteceu em uma clara tentativa de melhorar a produtividade da economia brasileira através de uma competição com o estrangeiro. E nessa época ainda começavam a surgir novas plataformas de pesquisa como a internet, o que facilitava o comércio exterior.

A Balança Comercial brasileira do chamado período II é melhor explicada por Nascimento&Souza, 2007:

“Com a implantação do Real, a política cambial passou a ser um dos instrumentos de controle de inflação. O impacto da política cambial sobre a inflação se fazia sentir de três modos distintos e complementares: (i)o aumento da concorrência com produtos importados, (ii) a importação de máquinas e bens de capital e (iii) a redução do preço de matérias-primas importadas. Esse triplo efeito da valorização do Real frente ao dólar foi um dos motivos do sucesso do Plano de Estabilização. Entretanto essas políticas cambial e comercial levaram à queda da Balança Comercial em 1994 e a déficits nos 5 anos posteriores.” (NASCIMENTO&SOUZA, 2007, p14.

A partir de 1999 e por todo o período III o Governo – estimulado pelo fim das reservas cambiais e pelo aumento do desemprego – adotou o sistema de bandas cambiais com o câmbio flutuando nessas bandas.

Logo o Real se desvalorizou e se tornou mais competitivo no mercado exterior, não apenas causado pela desvalorização da moeda corrente, mas também por alguns ajustes estruturais nos principais setores econômicos. Nossa balança comercial cresceu significativamente e nossa balança de serviços estabilizou, por um certo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (507.5 Kb)   docx (222.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com