TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Implicações da Crise Financeira Internacional na Balança de Pagamentos do Brasil

Por:   •  27/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

Este trabalho intitula-se Implicações da Crise Financeira Internacional na Balança de Pagamentos do Brasil. Como o tema sugere, o foco desta pesquisa é analisar as implicações por de traz da crise financeira internacional na balança de pagamentos da República Federativa do Brasil, no período compreendido entre 2007 a 2009. A escolha de 2007 deve-se ao facto de ser ano em que os efeitos da crise começaram a se fazer sentir nos EUA com o colapso da bolha especulativa no mercado mobiliário e 2009 porque, o Banco de Reserva Federal de Nova Iorque, começou a comprar obrigações baseadas em hipotecas garantidas pelos Fanie Mae, Freddie Mac e Ginnie Mae.

Contexto

A crise financeira internacional que estourou em 2007, insere-se no contexto da expansão do crédito imobiliário com baixas taxas de juros e desregulamentação financeira levada acabo pelos EUA, a partir de 2001. Esta crise, iniciada com a elevação da in adimplência e da desvalorização dos imóveis e dos activos relacionados às hipotecas americanas de alto risco, assumiu dimensões sistémicas no segundo semestre de 2008, após a falência de várias instituições bancárias e não bancárias (em especial, do banco de investimento Lehman Brothers, em 15 de Setembro de 2008).

A falência das instituições bancárias supra referenciadas fez com que a desconfiança dos investidores nos sistemas financeiros espraiasse, resultando em movimentos de pânico em âmbito global nos mercados de acções, de moedas, de derivativos, de empréstimos e de bónus. Diante do medo e da insegurança, os investidores procuraram reposicionar suas carteiras, vendendo os activos mais arriscados e desencadeando quedas acentuadas nos seus preços e nas moedas fracas, (Cintra e Prates, 2011: 11). Nesse movimento, buscaram ficar líquidos, preferencialmente, na moeda reserva internacional e/ou em títulos do Tesouro americano, os activos de última instância do sistema monetário global, ainda sob o comando do Estado nacional americano, provocando uma fuga para o dólar, a despeito de Wall Street ser um dos epicentros da crise.

Problema

A falência do banco de investimentos Lehman Brothers marcou o auge de um dos eventos mais críticos da economia internacional nas últimas décadas: a crise financeira de 2007−2009. Após a falência deste banco, a crise financeira, que inicialmente havia-se manifestado em alguns países, transformava-se num fenómeno global e sistémico. Desse momento em diante, a economia de todos os países foi afectada, grandemente, pelos efeitos da referida crise financeira, seja pela restrição de crédito, seja pela contracção do comércio internacional. Esta crise emergiu nos EUA, no mercado imobiliário e repercutiu-se no sistema financeiro internacional, fazendo-se falir bancos e outras instituições financeiras. No Brasil, a crise tomou as mesmas características afectando as finanças públicas e privadas, estendendo-se, posteriormente, a economia real, (Silva, 2009: 153).

Apesar disso, o ritmo e a intensidade com que cada país foi atingido variou significativamente, respondendo às características de suas economias e ao modo como elas estavam articuladas à economia internacional. No caso dos países em desenvolvimento, a despeito dessas diferenças, de modo geral, o processo de saída e de recuperação da crise foi relativamente uniforme, uma vez que, em 2010, boa parte dessas economias já apresentava taxas de crescimento positivas, bem como recuperação do emprego. Isso se explicou pelo fato de essas nações terem empregado, ao longo da crise, um conjunto amplo de políticas macroeconómicas fortemente expansionistas. Particularmente sobre o caso brasileiro, observou-se maior capacidade do governo de realizar políticas anti cíclicas, por meio de políticas sociais como valorização do salário mínimo e a expansão do crédito, que possibilitou ao país retomar, já em 2010, o acelerado crescimento da economia.

Objectivo Geral

• Analisar as implicações da crise financeira internacional na balança de pagamentos do Brasil.

Objectivos Específicos

• Identificar as causas da crise financeira internacional;

• Avaliar as implicações da crise financeira internacional na balança de pagamentos do Brasil.

Métodos e Procedimentos

Para um conhecimento ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação, (Gil, 2002:8). Tendo em conta a dinâmica da crise financeira internacional, viu-se necessário desenvolver o trabalho na base do método histórico, estatístico e monográfico. O método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para através de alterações de suas partes componentes ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época (Lakatos, 2003: 106). Esse método facilitou a compreensão causas da crise financeira tendo em conta os seus antecedentes.

Método Estatístico, de acordo com Andrade (2009: 123), este método consiste em obter representações simples de partes que perfazem um todo, transforma fenómenos sociais em números, a partir de representações complexas obter-se representações simples. O método estatístico facilitou a análise de dados obtidos durante a realização do trabalho e por seu turno a análise das implicações da crise financeira internacional na balança de pagamentos do Estado Brasileiro.

Técnicas

Em relação às técnicas, recorreu-se a técnica bibliográfica e a técnica documental. Uma das características da técnica bibliográfica é de que, a fonte da colecta de dados está restrita a material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, (Gil, 2002: 43). Essa técnica permitiu a recolha detalhada da informação baseada em algumas obras de Relações Internacionais, fazendo uma crítica interpretativa sobre os dados recolhidos sobre o tema em estudo.

CAPÍTULO 1: CAUSAS DA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL

Neste capítulo procura-se identificar as causas da crise financeira internacional. Antes de tecer considerações mais detalhadas, importa referir que esta crise financeira internacional teve causas múltiplas, daí que se viu necessário apresentar as mais importantes para a compreensão do trabalho.

1.1. República

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com