TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia Adam Smith

Por:   •  16/6/2017  •  Bibliografia  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário:

Introdução.....................................................................................página 3

Quem Foi .....................................................................................página 4

Suas Maiores Contribuições..........................................................página 5

Contexto Histórico........................................................................página 8

Por quem foi influenciado.............................................................página 8

Quem o autor influenciou..............................................................página 9

Qualidades e Características..........................................................página 10

Conclusão.......................................................................................página 10

Referências bibliográficas..............................................................página 11

Introdução

Adam Smith (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês, conhecido como “O Pai da Economia Moderna”. Suas teorias influenciaram vários filósofos e economistas posteriores, sendo utilizadas até os dias atuais. Sua maior obra, A Riqueza das Nações, é considerado um dos mais importantes livros econômicos já publicados. Smith tem como objetivo, nesse livro, apresentar uma teoria sobre o crescimento econômico.

Este trabalho tem como objetivo estudar, analisar e informar sobre a vida do autor. Será colocado conteúdos sobre Smith, como o que ele fez em sua vida pessoal e acadêmica, suas qualidades, o motivo de ser considerado um dos maiores economistas de todos os tempos e classificação espacial e temporal. Tudo colocado neste trabalho foi previamente pesquisado em livros e em sites (informados no final do projeto).

Quem Foi

Adam Smith foi filósofo e economista escocês, nascido no século XVIII, mais precisamente em 1723, em uma família de classe alta. Teve sua formação secundária em sua cidade natal e, posteriormente, sua formação acadêmica na Universidade de Glasgow ( a qual frequentou 3 anos) e na Universidade de Oxford. Frequentou cursos que hoje seriam cosiderados uma mistura de Ética, Direito e principíos de Economia, Política Comercial e Finanças Públicas.

Insatisfeito em Oxford, devido aos cargos docentes serem direcionados a formação religiosa, o que não era de seu interesse, retornou a Escócia, em 1746 e inicia, dois anos depois, cursos avulsos.

Em 1750/51, numa conferência sobre literatura inglesa, que resultou em um curso sobre problemas econômicos, no qual já advogava princípios liberais livre-cambistas. Tal curso aumentou a sua reputação acadêmica, ao ponto de Adam Smith conseguir uma cadeira de Lógica de Glasgow, onde lecionou, principalmente, retórica e belles lettres. No entanto, com a morte de um companheiro do corpo docente da universidade, Smith passa a dar aulas de Filosofia Moral, onde ocupou o cargo por 12 anos. Foi nesse período que o interesse acadêmico, do jovem professor, por Economia se intensificou. Com o aumento de sua reputação, Adam Smith ingressou em diversas sociedades intelectuais da época e foi em uma delas, que ele mesmo fundou, que conheceu um de seus grandes amigos, o filósofo e historiador David Hume. Sua reputação literária cresceu em 1759, quando Smith publicou o seu livro Teoria dos Sentimentos Morais. Mas, por outro lado, tal reputação fez com que Smith deixasse seu posto na Universidade, para assumir o cargo de tutor do duque de Buccleuch, em 1763; entre 1764 e 1766, vaijou pela França onde conheceu grandes intelectuais da época, entre eles Voltaire, Turgot, Helvetius; teve a chance, inclusive, de entrar em um restrito grupo de esconomistas, liderado por François Quesnay. Em 1776, publicou A Riqueza das Nações, sua principal obra, conhecida mundialmente até os dias atuais.

Adam Smith retorna para Londres em 1766, após o assassinato do irmão mais novo de Buccleugh, que estava sob custódia de Smith há 2 anos. No ano de 1773, recebe o prêmio Fellow, da Royal Society, pelo seu manuscrito (base de A Riqueza das Nações). 3 anos depois, após algumas mudanças de sua premiada obra, surge A Riqueza das Nações. Em 1777, Smith se muda para Edimburgo com a sua mãe, após ser nomeado para um alto cardo na administração aduaneira escocesa. Em 1787, recebe sua última grande honraria, ao ser nomeado Reitor da Universidade de Glasgow. No entato, ficou pouco tempo na função, já que adoeceu e veio a falecer em 17 de Julho de 1790, com 66 anos.

Vale considerar que Smith foi fortemente influenciado pelo seu círculo de amizade que ele possuía em Glasgow, composto por homens de negócio da região, que foram beneficiados pela união da Escócia com o Governo de Westminster, que transformou a região. Smith se inspirou fortemente, portanto, no processo acelerado de crescimento econômico britânico, que envolve inúmeros fatores, como o crescimento populacional, melhores condições de vida, acumulação de capital e aumento de produtividade.

Suas Maiores Contribuições

O seu livro “Uma investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações” é considerado umas das principais obras da Economia de todos os tempos. Dividindo-se em 5 livros, a obra se trata de uma teoria do crescimento econômico, refletindo sobre as sociedades comerciais e as divisões do trabalho.

O Livro Primeiro discorre sobre os problemas relacionados à divisão do trabalho e as trocas: o valor e os preços, o dinheiro e os rendimentos. Smith diz, neste livro, sobre as consequências da propagação do uso da moeda como meio de troca. A famosa “teoria dos preços” é também apresentada neste livro, em que o autor analisa os preços de mercado e as relações entre empresa e consumidor. É no Livro Primeiro, também, que Adam Smith fala sobre investimentos e população e como isto resulta na determinação dos salários. Existe, no entanto, controvérsias sobre o pirmeiro livro de A Riqueza das Nações; David Ricardo critica a afirmativa de Adam Smith, a qual diz que o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com