TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Adam Smith

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

Adam Smith nasceu em 5 de junho de 1723,em Kirkcaldy na Escócia. Logo apos seu nascimento, seu pai também chamado adam smith (advogado) veio a falecer. Tendo sua mãe sempre muito próxima, o encorajou a seguir seus sonhos e tornar-se um acadêmico. freqüentou Burgh school of Kirkcaldy (uma das melhores escolas secundarias da escocia daquele período).

Aos 15 anos Adam Smith, com o apoio de sua mãe foi estudar filosofia moral na universidade de Glasgow, e 1740 ganhou uma bolsa de estudos na Balliol college na Universidade de Oxford, onde cursou por seis anos e então abdicou de sua bolsa de estudos e foi convidade em 1748 a dar aulas em Edimburgo, sobre o patronato de Lord Kames.

Em meados de 1750 Smith conheceu o filosofo David Hume (um dos maiores filósofos do iluminismo, o qual teve profunda influencia sobre Kant, sobre a filosofia analítica do inicio do século XX e sobre fenomenologia). Em 1751, em Glasgow, Smith se tornou professor de lógica e no ano seguinte de filosofia moral, onde cobria os campos da ética, retórica, jurisprudência e política econômica. E nesta época que adam escreve o livro teoria do sentimentos morais (um dos maiores livros de filosofia da época).

No final de 1763, Adam renuncia a sua vida de professor para tornar-se tutor do jovem duque de Buccleuch.

De 1764 a 1766, Adam viajou com seu protegido pela Franca, onde veio a conhecer lideres intelectuais como Turgot, D'Alambert, Andre Morellet, Helvétius, e em particular Francois Quesnay (economista francês que se destacou como a principal figura dos fisiocratas).

Foi neste período que Smith aprofundou suas ideias sobre o iluminismo.

Quando voltou a Escócia se dedicou dez anos a sua grande obra, ate 1776.

Adam Smith falece em Edimburgo em 1790.

Neste período em que smith estava viajando com o duque, a Franca estava no auge do iluminismo, onde a corrente de pensamento era a razão, explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a própria crença religiosa, é neste momento da historia que é representada a hegemonia intelectual, aonde a burguesia européia ataca as tradições, injustiças, a intolerância religiosa, e os privilégios do Antigo Regime.

É no iluminismo que surgem grandes tranformacoes tecnológicas e o período que marca o fim da transição do feudalismo para o capitalismo. Nesta época nega-se a necessidade da intermediacao da igreja entre o homem e Deus, e prega a separação entre a igreja e o Estado.

Para os filósofos como Adam smith o homem é naturalmente bom e todos nascem iguais, e é corrompido pela sociedade em conseqüência das injustiças, opressão e escravidão. A solução é transformar a sociedade garantindo a todos a liberdade de expressão e fornecendo mecanismos de defesa contra arbítrio e a prepotência.

A organização da sociedade cabe ao governo garantir os direitos naturais: liberdade individual, direito de posse, tolerância e igualdade perante a lei.

("A doutrina do liberalismo político substituiu a nação do poder divino pela concepção do estado como criação do homem e entregue ao soberano mediante um contrato, o contrato social"). Como a idéia de contrato pode ser revogável, abre as portas para diversas formas de governo.

A burguesia europeia do seculo XVIII apoia Smith pois as ideia dele iam a favor da burguesia a qual atacavam a politica economica mercantilista e feudalista que ainda existiam em regioes rurais da europa limitando assim o crescimento da burguesia.

Com esse desenvolver do iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com