TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Resumo da Guerra do Peloponeso

Por:   •  7/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 2

Breve resumo da Guerra do Peloponeso

A guerra do Peloponeso, também conhecida como a Guerra Mundial da Antiga Grécia, foi um conflito ocorrido de 431 a.C e 404 a.C entre as cidades-estados Esparta e Atenas e foi relatada pelo discípulo de Sócrates, Xenofonte e também pelo historiador, Tucídides, testemunha e participante da guerra, em sua obra, a historia da Guerra do Peloponeso

Durante as guerras médicas, criou-se a Liga de Delos, liderada por Atenas, para defesa das cidades gregas contra os ataques persas. Tal domínio sobre a Liga abriu precedentes para que Atenas passasse a interferir e influenciar nos demais aliados de Delos, chegando a haver a cobrança de impostos para manter a aliança, o que levou, consequentemente, a um notável desenvolvimento político e econômico de Atenas. Frente ao comando dos atenienses democráticos, as cidades-estados que se mantinham aristocratas se aliaram à Esparta, potência aristocrata grega.

As relações entre Atenas e Esparta sempre foram tensas, e com isso, os espartanos viam com desconfiança e como ameaça o avanço da influência política ateniense na península do Peloponeso, pois ambos disputavam pela hegemonia dentro da região. Segundo Tucídides “Os lacedemônios preocupavam-se com o espírito empreendedor e revolucionário dos atenienses, além de os considerarem estrangeiros”.

A situação de tensão se transformou em guerra em 431 a.C, quando Corinto, aliada de Esparta, entrou em uma disputa comercial com Atenas, levando a grande aliada tomar parte do conflito. Sendo assim, o ponto crítico para o conflito de ideais se transformar em guerra física. Caracterizada pelo seu forte caráter revolucionário, por usar desenvolver diferentes estratégias tecnologias até então não vistas em guerras anteriores.

A guerra do Peloponeso pode ser dividida em seis etapas, segundo o livro História das guerras de Demétrio Magnoli:

A Guerra sob o líder ateniense Péricles e a revolta no Império Ateniense (432-427 a.C), conhecida também como Guerra de Arquidamo, rei de Esparta;

As Novas estratégias atenienses (426-421 a.C);

Paz e Guerra (421-416 a.C.);

A Guerra no teatro de operações ocidental (Sicília) e a derrota ateniense (416-413 a.C.);

Revoltas no Império de Atenas (413-410 a.C.), também conhecida como Guerra na Jônia;

A Restauração da Democracia em Atenas e a queda de Atenas (410-404 a.C).

Tal guerra de Gregos x Gregos teve sérias consequências para tal povo, levando ao fim da democracia ateniense e ao declínio da civilização grega em um contexto geral de curto e longo prazo. Pois, mesmo com a vitória espartana, poucos anos depois perderam sua supremacia para os tebanos em 371 a.C, além de ficarem vulneráveis aos ataques de Felipe II, rei da Macedônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com