TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAUSAS DE INFLAÇÃO

Relatório de pesquisa: CAUSAS DE INFLAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

1) Microeconomia e Macroeconomia.

Inflação: A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generaliza do no nível geral de preços. Ou seja, os movimentos inflacionários são dinâmicos e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. Devem também ser generalizados, porque a maioria dos preços deve ser sincronizada numa escala altista.

3 CAUSAS DA INFLAÇÃO

Para propósitos de análise, torna-se útil classificarmos a inflação de acordo com seus fatores causais. Nesse sentido, a literatura econômica costuma distinguir a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada (inflação de demanda) da inflação causada por elevação de custos (inflação de custos).

3.1 INFLAÇÃO DE DEMANDA

A inflação de demanda, considerada o tipo mais “clássico” de inflação, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.Intuitivamente, ela pode ser entendida como “dinheiro demais à procura de poucos bens”.Parece claro que a probabilidade de inflação de demanda aumenta, quanto mais a economia estiver próxima do pleno emprego de recursos. Afinal, se houver desemprego em larga escala na economia, é de se esperar que um aumento de demanda agregada deve corresponder a um aumento na produção de bens e serviços, pela maior utilização de recursos antes desempregados, sem que necessariamente ocorra aumento generalizado de preços. A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e eles são repassados aos preços dos produtos.A inflação de custos também pode ser ilustrada pelas curvas de oferta e demanda agregada

Taxas de Juros: Em termos absolutos, Portugal é mais eficiente na produção de ambas as mercadorias. Todavia, em termos relativos, o custo de produção de tecidos em Portugal é maior que o da produção de vinho e, na Inglaterra, o custo da produção de vinho é maior que o da produção de tecidos. Comparativamente, Portugal tem vantagem relativa na produção de vinho e a Inglaterra na produção de tecido. Segundo Ricardo, os dois países obterão benefícios ao especializarem-se na produção da mercadoria em que possuem vantagem comparativa, exportando-a e importando o outro bem. Não importa, aqui, o fato de que um país possa ter vantagem absoluta em ambas as linhas de produção, como é o caso de. Os benefícios da especialização e do comércio podem ser observados ao se comparar a situação sem e com comércio internacional.Sem comércio internacional, na Inglaterra são necessárias 100 horas de trabalho para a produção de 1 unidade de tecido e 120 horas para a produção de1 unidade de vinho. Desse modo, uma unidade de vinho deve custar, 1,2 unidade de tecido (120/100). Por outro lado, em Portugal, essa unidade de vinho custará0,89 unidade de tecido (80/90). Se houver comércio entre os países, a Inglaterra poderá importar 1 unidade de vinho por um preço inferior a 1,2 unidade de tecido, e Portugal poderá comprar mais que 0,89 unidade de tecido vendendo seu vinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com