TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO OLFATO E PALADAR

Por:   •  19/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  29.689 Palavras (119 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 119

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE

AROMAS: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO OLFATO E PALADAR

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Fernando Vasconcelos de Oliveira

Santa Maria, RS, Brasil 2014

[pic 1]

AROMAS: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO OLFATO E PALADAR

Fernando Vasconcelos de Oliveira

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Orientadora: Profa. Dra. Mara Elisa Fortes Braibante

Santa Maria, RS, Brasil 2014

© 2014

Todos os direitos autorais reservados a Fernando Vasconcelos de Oliveira. A reprodução de partes ou do todo deste trabalho só poderá ser feita mediante a citação da fonte.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 65, Bairro Centro - São Sepé. CEP: 97.340-000 E-mail: nandoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

A Comissão Examinadora, abaixo assinada, Aprova a Dissertação de Mestrado

AROMAS: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO OLFATO E PALADAR

elaborada por

Fernando Vasconcelos de Oliveira

como requisito parcial para obtenção do grau de

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde COMISSÃO EXAMINADORA:

Mara Elisa Fortes Braibante, Dra.

(presidente/orientadora)

Cláudia Smaniotto Barin, Dra. (UFSM)

Martha Bohrer Adaime, Dra. (UFSM)

Santa Maria, 03 de julho de 2014.

AGRADECIMENTOS

Ao término dessa jornada, faço uma análise profunda dos vários dias de muito trabalho e leitura para a realização desse projeto. Foi em meio ao intenso ritmo exigido pelo trabalho como professor nos colégios que dou aula que desenvolvi as atividades do mestrado. Não foi fácil. Por vários momentos pensei em desistir, mas não o fiz porque tive no apoio de muitos colegas e amigos, amparo necessário para impulsionar meu objetivo, nos momentos de aflição e dúvidas. Dessa forma, gostaria de agradecer primeiramente a Deus, que sem dúvida alguma, guiou meus passos e protegeu meus pensamentos para que meu objetivo fosse alcançado.

Essa caminhada só aconteceu também, porque muitas pessoas acreditaram no meu potencial e na minha disposição em trabalhar, por isso a minha eterna gratidão ao acolhimento e orientação da professora Mara Elisa Fortes Braibante. Sem dúvida o desafio foi gigante, orientar um aluno de mestrado que trabalha em 3 colégios e, mesmo assim, encontrar tempo para o diálogo, discussões científicas e puxões de orelha, foram tarefas que ela soube fazer com muita paciência, carinho e claro, elegância.

Durante este período, o acúmulo de tarefas foi tomando um tempo de que eu não dispunha mais, o que muitas vezes me deixou angustiado. Para esse tipo de problema, o melhor remédio é o amor da família da gente, por isso, obrigado pai e mãe pelas constantes demonstrações de carinho e incentivo nesses dias em que tudo parecia não fazer sentido. Obrigado também, as minhas irmãs Ana Maria e Giovana que sempre estavam dispostas a me ajudar quando eu precisava.

Àqueles que eu considero minha segunda família, os Barcellos Paz, obrigado pela sempre tão carinhosa forma de tratamento. Marivaldo e Luci, sou imensamente grato pelos incentivos e conversas que ajudaram a promover a minha caminhada até a conclusão de mais este sonho. Meu agradecimento especial ao meu irmão do coração, Matheus, que apesar de mais novo, sempre soube me ouvir e aconselhar durante as minhas crises, além de “viajar” junto nas minhas ideias malucas quase impossíveis de realizar, mas que a gente sempre põe em prática. Levarei vocês para sempre no meu coração.

À Andréia (Déia), obrigado pelas conversas divertidas, puxões de orelha, conselhos, enfim, obrigado por essa amizade incrível e parceria bonita que a gente construiu. E sem dúvida, nos identificamos muito também quando o assunto é mestrado, não é mesmo?

Obrigado do fundo do coração aos parceiros do LAEQUI, Maurícius, Ediane, Thaís, Leandro e Ângela, que dentro e fora do nosso grupo de pesquisa demostraram os verdadeiros significados das palavras amizade e companheirismo.

Aos demais amigos que somaram força nessa caminhada e tornam meus dias melhores Bruno, Guilherme (Gui), Luiza e kayne, obrigado pela amizade e sempre pronta ajuda.

A minha amiga, Marta Tocchetto, que foi a professora que guiou meus primeiros passos ainda durante a graduação na UFSM e sempre me motivou com sua alegria e dinamismo contagiante torcendo pelos meus trabalhos.

Ao Colégio Estadual São Sepé (CESS), meu colégio do coração, onde fui aluno durante o Ensino Médio, e agora exerço o cargo de professor de Química. É nesse ambiente que encontro a motivação para “ser professor”, obrigado a todos os meus alunos e colegas, principalmente, a minha amiga e diretora, Sofia.

Obrigado também aos alunos e colegas do Colégio Madre Júlia e do Colégio Riachuelo, que nesse ano se tornaram ambientes nos quais encontrei novos amigos e ganhei mais experiência.

Aos professores que aceitaram compor a banca de avaliação desse trabalho: Marta

B. Adaime, Cláudia S. Barin e Lenira M.N. Sepel, muito obrigado pela disposição.

Aos demais professores do PPGECQVS, pelos ensinamentos durante esses dois anos de pesquisa.

À UFSM pela acolhida durante esses anos e a CAPES pelo auxílio financeiro na realização deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (209.7 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (979.5 Kb)  
Continuar por mais 118 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com