TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA NOVA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM

Por:   •  2/1/2018  •  Artigo  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 16

          [pic 1]                

[pic 2]

CRISTIANE DAMASCENO FERREIRA

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA NOVA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM 

Orientador: Marcelo Silva Bastos

[pic 3]

Belém

2017

[pic 4]

                

[pic 5]

CRISTIANE DAMASCENO FERREIRA

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA NOVA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM 

Orientador: Marcelo Silva Bastos

 

RESUMO

A pesquisa “O ensino de matemática através de jogos: uma nova metodologia de aprendizagem”,buscou investigar se os jogos matemáticos auxiliam na aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e adultos, inicialmente, foi feita uma analise para saber qual a opinião de professores e alunos com relação a essa nova metodologia de ensino e a partir daí fazer com que os mesmos conhecessem as contribuições da utilização dos jogos enquanto recurso didático. Após a explanação do conteúdo e da análise foi elaborado um pré-teste para avaliar as dificuldades dos alunos e posteriormente, foram construídos jogos matemáticos, adaptados de bibliografias. Tais atividades foram acompanhadas visando analisar a construção dos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Finalizando as atividades, professores e alunos teceram opiniões e perspectivas em relação à utilização dos jogos como material didático permitindo concluir que os jogos matemáticos auxiliam tanto o trabalho do professor quanto na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Metodologia. Jogos. Matemática.

[pic 6]

Belém

2017


  1. INTRODUÇÃO

A matemática é uma ciência presente em quase todos os campos do universo, sendo que sua aplicabilidade é fundamental para estudos em praticamente todas as áreas do conhecimento. A aplicação de jogos em sala de aula surgiu como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor e tentar sanar a dificuldade do aluno com relação ao conteúdo estudado. A proposta deste estudo é experimentar uma alternativa de método de trabalho que permita estimular a aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e como alternativos pensou-se no emprego de jogos matemáticos como estratégia de ensino e ter seus méritos educativos comprovados por diversos autores que continuam desvinculados da escola no sentido da construção do conhecimento, aparecendo como uma atividade de passatempo. O artigo tem como objetivo utilizar os jogos como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática proporcionando ao aluno uma maior compreensão dos conteúdos de matemática, a partir das contextualizações feitas onde eles reconheçam suas habilidades diante de situações desafiadoras, que os forcem a testar seus conhecimentos na resolução de problemas, desenvolvendo através de jogos um raciocínio lógico. A pesquisa foi desenvolvida através de um estudo de caso realizada juntamente com o professor regente do estágio dando auxilio aos alunos no desenvolvimento das atividades buscando entender a contribuição dos jogos nas aulas de Matemática, nesta pesquisa procurou identificar se os alunos gostavam de matemática, o porquê da rejeição se fosse o caso, O que achavam dos jogos como metodologia de ensino, como esses jogos iria ajuda- los a entender os conteúdos. Foram elaboradas atividades para investigar a Linguagem Matemática na EJA, tendo como público 24 alunos dos quais 16 mulheres e 08 homens em idades variadas entre 19 e 48 anos de idade do 6º ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Daniel, essas atividades foram divididas em três momentos distintos sendo que o primeiro foi a aplicação de um pré-teste nos quais os alunos resolveram exercícios com situações problema em Matemática, com o objetivo de fazer uma leitura dos textos fazendo com que eles fizessem suas interpretações, isto é, passar da linguagem oral para a escrita Matemática. No segundo momento essas atividades foram examinadas pelo professor da turma, outro professor da área e com a orientadora, a partir daí foram selecionados os exercícios e os materiais que seriam utilizados como: material dourado e dominó fracionário para ser trabalhada com os alunos a Linguagem Matemática na EJA. No último momento após os alunos terem trabalhado com os jogos foi aplicado os mesmos exercícios que eles haviam feito antes para poder verificar os resultados obtidos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMATICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

        A matemática é uma área que trata da complexidade dos números, e por isso, os problemas de ensino-aprendizagem em relação a esta disciplina são muitos e devido a isso é vista pela maioria dos alunos como a mais chata e difícil da escola, e isso se dá tanto pelo desinteresse dos alunos e até mesmo quando já possuem um pré-conceito errôneo de que esta matéria é a mais difícil do mundo e isso se dá também pela falta de “preparo” dos professores que muitas vezes se nega a utilizar recursos que possam fazer suas aulas se tornarem mais atrativas para os educandos, o que faz com que muitos deles desistam de aprender, ou ainda por escolas que não oferecem recursos necessários para que os professores possam explorar o conteúdo de suas aulas de maneira variada.

        De acordo com as Diretrizes para o Ensino da Matemática (MEC, 2006), um dos desafios do ensino da matemática é a abordagem de conteúdos para resolução de problemas. Trata-se de uma metodologia pela qual o estudante tem oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos adquiridos em novas situações, de modo a resolver a questão proposta.

        A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que abrange a formação tanto de jovens como de adultos, que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos básicos na idade apropriada. A educação é um direito de todos e a EJA tem por objetivo principal integrar esses cidadãos na sociedade, garantindo o direito à educação e escolarização.        A Matemática faz parte da grade curricular da EJA, sendo de grande importância na formação do educando e o professor deve mostrar a disciplina como uma ferramenta construtora do conhecimento e não uma disciplina cheia de regras e teorias decorativas que reprova, aproveitando a experiência de vida do aluno, estimular ideias novas, deixar que eles busquem na sua vivência soluções para situações problemas correlacionadas ao seu meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (411.1 Kb)   docx (241.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com