TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS SOBRE CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS E PERFIL EMPREENDEDOR

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

 

ASSUNTO: ATIVIDADES SOBRE CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS

E PERFIL EMPREENDEDOR

RESPONDA ÀS QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO CITADO.

  1. Leitura do texto “empreendedorismo na prática: 10 características fundamentais dos empreendedores”. Disponível em: http://biblioteca.terraforum.com.br/paginas/empreendedorismonapratica10característicasfundamentaisdosempreendedores.aspex
  1. Leitura do ARTIGO da Revista Exame,  sobre Francesco Matarazzo, anexo à aula do dia 31 de agosto de 2015.

 Os alunos devem:

  1.  Identificar características empreendedoras em Francesco Matarazzo, justificando-as.

Inovador: Além de ter sido pioneiro em varias áreas e produtos, ele utilizava dos produtos que fabricava o que geralmente era descartado ele inovava e criava um novo subproduto, aumentando ainda mais sua rentabilidade.

Líder atuante: Ele participava ativamente de todos os processos, desde a compra, a fabricação ate a venda.

Relacionamento: Tinha relacionamentos bons e confiáveis com os fornecedores, investidores, o que facilitava os assuntos financeiros. Boa convivência com os colaboradores.

Responsabilidades: ele ouvia as opiniões dos subordinados, mas as decisões eram centralizadas, ele puxava a responsabilidade pra si e resolvia tudo.

Conhecimento: Matarrazzo detinha de certo conhecimento em relação aos negócios, pois já geria os negócios da família, e havia estudado no seu pais de origem, o que facilitou a diferenciação com os empresários que existiam, no brasil.

Reconhecimento: Além de ter uma boa convivência com os funcionários, Mantinha um clima saudável, em uma acolhida cultura organizacional de gratidão, sabia reconhecer os trabalhos dos colaboradores.

 

  1.  Explicar como se deu a formação do perfil empreendedor de Francesco Matarazzo.

Pelo fato de Francesco já ter gerido os negócios da família na Itália, ter um pai com formação superior, e ele mesmo já ter estudado, facilitou um pouco o inicio dele no Brasil, onde maior parte da população era analfabeta e maior parte dos produtos brasileiros serem de origem estrangeira, ele conseguiu inovar e começar a fabricar e comercializar. O ambiente também favoreceu, pois não era tão competitivo, e produtos de fabricação própria era novidade aqui no Brasil, fazendo com seu capital inicial fosse suficiente para começar a expandir.

  1.  Analisar por que os seus negócios foram bem sucedidos no Brasil.

Como citado acima, Matarazzo contou com o fato de ter um perfil empreendedor, inovador o que impulsionou o sucesso, contou com a sorte também, com alguns acontecimentos como a segunda guerra mundial. Ele não estagnou seu império ele inovou diversificou, e impulsionou o comercio brasileiro. Manteve uma boa gestão de seus negócios, participou diretamente de todas as decisões e acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com