TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo Sacode o Mundo

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Economia

Prof. Guilherme Moura

Acadêmico : Rodrigo Pessôa

Economia 15.1

O Capitalismo Sacode o Mundo - Resumo

Apesar de recente (apenas cinco séculos) o capitalismo se consolidou como maior sistema ecônomico do mundo. Foi capaz de "derrotar" outros sistemas. Comunismo e até a escravidão foram combatido pelo capitalismo.

Essa vitória se deve às rápidas mundanças que o sistema capitalista proporcionou e ainda proporciona. Avanços tecnológicos e científicos foram importantes, e deve se reconhecer que não foi exclusivo do capitalismo já que URSS e China (comunistas) também produziram/produzem tecnologia.

O sistema capitalista surgiu por volta de 1500, na Europa. Inglaterra, Países Baixos, Bélgica e Itália foram pioneiros.  Apesar de se expandir rapidamente o capitalismo não cresceu de forma simétrica em todos os lugares.

As distâncias foram encurtadas, o conhecimento foi mais facilmente transmitido. Em consequencia ao avanço tecnológico o tempo necessário para produzir alguns bens foi reduzido. Esse efeito foi maior no setor agrícola.

O transporte também sofreu efeitos importantes, tanto o fluvial quanto o terreste. Posteriormente houve o surgimento do transporte aéreo.

Outros avanços :

  • Medicina
  • Comunicações
  • Químicos
  • Biológicos
  • Equipamentos bélicos nucleares

O capitalismo enriqueceu a vida material, ou seja, impulsiona o consumo (o que não é necessariamente algo bom).

A maior crítica sofrida pelo capitalismo é a sua desigualdade. “A abundância material que acompanhou o capitalismo não é distribuída de maneira homogênea.” “A brecha entre ricos e pobres tornou-se um abismo”.

Também se pode creditar o crescimento populacional ao capitalismo. Com melhor é a qualidade de vida, mais pessoas sobrevivem. Apesar da população ter sido dizimada e ocorrer outros problemas.

O avanço tencnológico fez com que menos pessoas trabalhassem na agricultura (já que as máquinas são mais produtivas e baratas). A consequencia disso foi a urbanização e aumento das cidades.

O trabalho também sofreu com os impactos do capitalismo. Antes uma família consumia maioritamente o que ela mesmo produzia. Muitas coisas feitas pelas famílias foram tiradas de seu domínio.

Outro lado negativo de tanto desenvolvimento é o dano ao meio hambiente. O aumente de população e produção o ambiente começou a ser deteriorado.

Globalização => consequencia do avanço tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com