TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo Sacode o Mundo – Resumo

Por:   •  1/5/2016  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Economia e Relações Internacionais

Curso: Ciências Econômicas

Disciplina: Introdução à Economia

Acadêmico: Rodrigo Zaidi Nunes (16104605)

Capitalismo Sacode o Mundo – Resumo

Apesar de muito recente (aproximadamente cinco séculos), o capitalismo se consolidou como o maior sistema econômico do mundo, e neste período, ocorreram às mudanças mais vertiginosas e bruscas comparado a qualquer período anterior. Essas transformações capitalistas engoliram outros meios de organização sociopolítico-econômicos (como o socialismo).

O capitalismo é um sistema econômico no qual os empresários contratam trabalhadores para produzir bens e serviços que serão comercializados com a intenção de obter lucro. O capitalismo se espalhou rapidamente e não deixou inalterado nenhum aspecto da sociedade. Trouxe consigo avanços sem precedentes no conhecimento científico, um surpreendente desenvolvimento tecnológico, crescentes padrões de consumo, educação e saúde na maior parte do mundo (Reconhece-se que o comunismo também contribuiu e contribui para esses avanços, não se limitando apenas ao sistema capitalista).

A era capitalista começou na Europa por volta de 1500, onde cidades da Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, e Itália foram pioneiras neste processo histórico. Inicialmente, a nova maneira de organização produtiva expandiu rapidamente, contudo, em momentos distintos e de forma assimétrica em cada região global. Com essas transformações tecnologicas e sociais, as distancias foram encurtadas (a qual possibilitou descobrir o “novo mundo” e depois a globalização) e o conhecimento foi facilmente transmitido em consequência do avanço da tecnologia ao longo dos anos. Os avanços da tecnologia também reduziram o tempo de produção de bens (com maior ênfase no setor agrícola) e também possibilitou a melhora na área da medicina (principalmente século XX com o desenvolvimento da medicina moderna ocasionando a explosão populacional mundial).

Com as diversas mudanças do modelo de vida econômico-social, impulsionou o consumismo (por conta do enriquecimento a vida material), e com o passar dos anos, o nível de renda e consumo começou a crescer progressivamente (mesmo eventualmente ter tido quedas em diversos períodos da historia). Com isso, a qualidade de vida aumentou de forma geral, e a população começou a sobreviver com mais recursos e aumentando a expectativa de vida.

Apesar deste crescimento econômico, a riqueza não é distribuída de maneira homogênea, á medida que o capitalismo elevou a geração de riqueza em algumas partes do mundo, também provocou miséria e grande desigualdade global, o que se tornou um abismo para as classes mais baixas. Antes do capitalismo se consolidar, a sociedade vivia de maneira muito mais simples (com exceção das classes privilegiadas em diferentes contextos históricos)

Em conjunto com o progresso técnico capitalista e o aumento dos padrões de vida, houve uma explosão populacional global, na qual a taxa de crescimento populacional mundial. A população que já estava crescendo desde a idade média atingiu uma taxa muito maior Entre 1750 e 1950, no qual o capitalismo já estava estabilizado praticamente no mundo inteiro.

Com o “boom” populacional, houve também importantes movimentos migratórios de uma parte a outra do mundo. Muito desses movimentos migratórios trouxeram más consequências para alguns povos que foram invadidos de maneira agressiva. Países Africanos foram forçados a embarcar nos navios negreiros, e trabalhar de forma escrava nas principais potências Européia há séculos atrás, Índios foram dizimados principalmente nas nações do continente da América.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com