TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capitalismo sacode o mundo

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

O capitalismo sacode o mundo

Com o seu começo na Europa, por volta do ano de 1500, e aparecendo primeiramente em países como Inglaterra e Bélgica, o capitalismo alastrou-se pelo mundo afora. Tomando como seu principal objetivo, a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas, esse sistema econômico alterou vários aspectos das sociedades, as quais era instalado, e consigo trouxe avanços sem precedentes em diversas áreas, como desenvolvimento tecnológico e conhecimento científico, juntamente com crescentes padrões de educação, consumo e saúde.

Apesar de ser,relativamente novo, o capitalismo conseguiu mudar o mundo social e físico de maneira tão rápida e implacável, que, partindo de uma perspectiva histórica, se torna algo anormal e nunca antes visto. Técnicas e habilidades manuais hierárquicas, utilizadas nos processos produtivos, foram se tornando obsoletas, e substituídas por novas idéias,novos métodos e novas máquinas, assim revolucionando a produção e proporcionando maior produtividade e rentabilidade.

Decorrente aos avanços tecnológicos, o padrão de consumo das pessoas aumentou significativamente. Antes da era capitalista, as condições de sobrevivência variavam de acordo com alterações climáticas e outros fenômenos naturais. Com o aparecimento do capitalismo, o nível de renda e consumo das pessoas,apesar de muitas vezes sofrerem oscilações, cresceram progressivamente, possibilitando melhoras substanciais nas condições vida.

Entretanto, essa crescente abundância material, trazida pelo capitalismo não é distribuída de forma homogênea. Com a elevação na riqueza em algumas partes do mundo, desencadeou-se desigualdades globais, e como conseqüência das mesmas, migrações de pessoas do meio rural para o urbano, contribuindo para o crescimento das cidades e acelerando o processo de urbanização.

Independentes da vida pré-capitalista, indivíduos passaram a ser cada vez mais dependentes de um emprego. Consequentemente, dificuldades, como por exemplo o desemprego, trouxeram insegurança as pessoas, fazendo com que houvesse uma desconfiguração da vida social e familiar de antigamente, - induzindo migrações, diminuição de membros por família, e dificultando a formação de laços emocionais mais fortes-, isso ocorrendo pelo fato da necessidade da obtenção renda para a sobrevivência das mesmas.

Portanto, a era capitalista trouxe o mundo inteiro para um abrangente sistema, apagando distâncias, gerando línguas comuns e trazendo a maioria das pessoas para um único sistema independente, favorecendo o crescimento do processo de globalização, que é umas das tantas mudanças que acompanharam o capitalismo, nesses 500 anos, reestruturando padrões tradicionais de vida e subsistência, abalando os habitantes do mundo e suas crenças, fazendo-os se adaptar a esse novo modo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com