TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo comercial, economia de mercado e vida material

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

POLO Piraí

Curso. 
Licenciatura em História

Trabalho
 AD1

NOME DO ALUNO:
Alana Carolina
______________________________________________

MATRÍCULA:
16216090071
_________________________________

DISCIPLINA:
História Moderna I
___________________________________________

Vida Material, Economia de Mercado e Capitalismo

        A Idade Moderna é caracterizada como sendo transição do modo econômico, social e políticos de várias sociedades. As mudanças ocorridas nesse período são complexas e precisam de delimitações e diferenciações para que sejam entendidas, como no cenário econômico. Analisaremos três partes importantes da economia moderna, sendo Vida Material elemento característico feudal, Economia de Mercado a ascensão do comércio durante o período moderno e o Capitalismo o resultado das mudanças ocorridas e a economia estabelecida até hoje.

        A Vida Material é o termo que Fernand Braudel atribuiu à economia principal do sistema feudal, ou seja, a de autoconsumo. Predominantemente agrária, tal economia é tudo que não entra no mercado, o que é produzido é consumido pela família ou aldeia. “Camponeses que vivem em suas aldeias de modo quase autônomo” Fernand Braudel (A dinâmica do capitalismo p. 8).

        Já a Economia de Mercado é a produção para o mercado, ou seja, o crescimento do comércio e o começo da produção específica para a venda. A retomada do comércio entre o Ocidente e o Oriente é um marco importante para economia de mercado, por causa do uso da moeda de troca e a chegada de produtos antes desconhecidos para o Ocidente. Tal comércio é um contraste com a característica local da economia feudal ou vida material.

        A vida material e a economia de mercado “conviveram” durante o período moderno, porém, o crescimento do comércio abriu portas para outra economia, o Capitalismo. Todas as características e mudanças da modernidade contribuíram para o que viria a ser a economia mundial. As mudanças sociais também possibilitaram a ascensão do novo modelo econômico, já que agora os burgueses detinham grande parte da riqueza dos Estados e cidades, a sociedade de ordens gradualmente virava uma sociedade de classes. O rei cada vez mais precisava do apoio burguês.

        Para os teóricos marxistas o modo de produção feudal e as estruturas de poder não se romperam, embora tenham mudado de lugar, a nova ordem liberal burguesa já que o camponês continua pagando tributo. Já a visão não marxista, “No fim de contas, foi a Europa Ocidental quem transferiu e como que reinventou a escravatura à moda antiga no âmbito do Novo Mundo e, pelas exigências de sua economia, ‘induziu’ a segunda servidão na Europa do leste. Daí o peso da afirmação de Immanuel Wallerstein: o capitalismo é uma criação da desigualdade do mundo; para desenvolver-se, necessita das conivências da economia internacional. É filho da organização autoritária de um espaço evidentemente desmedido. Não teria progredido de um modo tão pujante num espaço econômico limitado. Talvez não tivesse progredido nada sem o recurso ao trabalho servil de outrem.” Fernand Braudel (A dinâmica do capitalismo p. 62)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com