TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da cadeia produtiva de vegetais

Artigo: Características da cadeia produtiva de vegetais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O mercado orgânico brasileiro vem crescendo a cada ano. Ele é importante para o país, pois se trata de um sistema de produção que preserva o meio ambiente, além de gerar emprego e renda para o trabalhador rural.

A venda das hortaliças no campo onde meu tio as cultiva e logo depois faz a venda, nota-se que ele tem um cuidado todo especial, desde o plantio até o manuseio, hoje ele sabe da importância que este alimento faz na mesa de cada brasileiro sendo assim indispensável no dia a dia.

DESENVOLVIMENTO

A cadeia produtiva de hortaliças apresenta diversas peculiaridades. Entre elas, observa- se que o ciclo produtivo das culturas é menor e há interferência do clima nos aspectos de quantidade ofertada e demandada (Camargo e Camargo Filho, 1999).

A produção de hortaliças tem destacada importância como atividade econômica, pois tem a capacidade de fixar o homem no campo, uma vez que gera, por hectare, de 3 a 6 empregos diretos e o mesmo número de indiretos, e servir como um meio de subsistência, o que por sua vez pode garantir a sustentabilidade e promover o desenvolvimento local, pois quanto ao rendimento, este pode variar entre R$ 2 mil e R$ 25 mil por hectare (FAULIN; AZEVEDO, 2003).

Além dessas características, tal atividade não requer grandes extensões de terra, se comparado com outras atividades agrícolas, para que tenha viabilidade econômica.

O perfil do consumidor de hortaliças, sobretudo, nos grandes centros vem se tornando cada vez mais exigente em termos de qualidade e aspectos nutricionais. Por sua vez, a expectativa do consumidor de encontrar produtos frescos e comprá-los em lugar confiável, com mais conforto e flexibilidade de horário tem exercido marcada influência na dinâmica de distribuição dos produtos.

A produção de hortaliças é uma atividade com grande acuidade, pois devido esse cultivo fazer parte das refeições diárias dos brasileiros e também por ser uma importante fonte de vitaminas.

No século XIX, o pensador e cozinheiro francês Brillat-Savarin (1755-1826) previu: “O destino das nações depende daquilo e de como as pessoas se alimentam”.

O preço é considerado historicamente o principal determinante da escolha do comprador. Por esse motivo, optar por uma estratégia em preços é um determinante-chave na obtenção do sucesso empresarial. Preço é o valor atribuído ao que é trocado entre um fornecedor e um cliente e pode ser considerado um importante elemento, pois determina em grande parte qual será o faturamento e a rentabilidade da organização (COOPER; ARGYRIS, 2003). O preço de um produto pode determinar o aumento ou a redução das quantidades procuradas, pois existe uma relação funcional de dependência entre os preços e as quantidades procuradas de determinado produto.

O mercado de hortaliças tem se mostrado cada vez mais exigente quanto à qualidade e segurança alimentar, principalmente das espécies consumidas innatura, ficando evidente a necessidade de trabalhos intensivos no desenvolvimento de tecnologias e transferência de informações que permitam a implantação das Boas Práticas Agrícolas, em um sistema de Produção Integrada e Sustentável de Hortaliças.

CONCLUSÃO

Conclui-se que toda demanda de hortaliças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com