TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da lei da Oferta e Demanda

Pesquisas Acadêmicas: Características da lei da Oferta e Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.380 Palavras (30 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 30

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

JORDAN MIRANDA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL

Jacobina

2013

JORDANMIRANDA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Microeconomia e Macroeconomia

Teorias da Administração II

Comportamento organizacional

Metodologia Científica

Estatística

Prof. Regina Lúcia Malassisse

Ivan Campos

Mônica Maria Silva

Rodrigo Trigueiro

Marcelo Viegas

Jacobina

2013

Características da lei da Oferta e Demanda

Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.

A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:

- O gosto do consumidor;

- A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;

- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;

- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.

Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:

- A quantidade ofertada de um bem;

- O preço deste bem;

- O preço dos bens concorrentes a este;

- O custo de produção destes bens;

- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.

Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.

Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e

pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o vídeo-cassete, que no início da década de 80 custava muito caro. Seu preço foi declinando com a chegada de marcas diferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado – ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada.

Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.

Itens do mercado que podem influenciar a demanda

O preço relativo de um bem é obtido por seis outros amplos determinantes das quantidades compradas pelos consumidores: (a) gostos e preferências; (b) renda e sua distribuição; (c) preços de bens relacionados; (d) número de compradores e sua idade; (e) expectativas sobre preços, rendas e disponibilidades futuras; e (f) impostos, subsídios e regulamentações governamentais.

Gostos e Preferências: As preferências das pessoas surgem de idiossincrasias individuais (por exemplo, se buscamos nossa adaptação ou diferenciação em relação à multidão) e das características dos bens referentes a estilo, qualidade e posição social. A maior parte dos anúncios publicitários tem por objetivo as preferências entre os bens sujeitas às fantasias dos consumidores, incluindo automóveis, roupas e música. "Abatimentos" nos preços de produtos consumidos na última moda e as numerosas imitações dos melhores programas de TV são evidências de que as empresas podem reagir rapidamente às atrações do momento.

Renda e sua Distribuição: A demanda por bens de alta qualidade tende a aumentar claramente se a renda crescer. Os bens cuja demanda é relacionada positivamente com a renda são bens normais. A maioria dos bens e serviços é constituída de bens normais. Bens normais incluem produtos de luxo que são especialmente sensíveis a mudanças na renda, o que inclui férias em hotéis, compras de jóias, entretenimentos ao vivo e iates.

Por outro lado, quando a renda de uma família pobre aumenta, sua demanda reduz-se para alguns bens inferiores, tais como sabão em pedra, carros usados e certos tipos inferiores de feijão. Bens que não sofrem qualquer variação em relação as oscilações da renda são denominados bens de consumo saciado.

Preços de Bens relacionados:O preço de um bem é importante, mas os preços de bens relacionados também influenciam a demanda. Os bens em geral são fracos substitutos entre si. Genericamente, existem 2 tipologias de bens:

• bens complementares, que tendem a serem utilizados em conjunto devido a uma necessidade técnica ou até mesmo devido à tradição ou condicionamento do consumidor. Nesses casos, a elevação no preço de um produz uma redução na demanda do outro, e vice versa.

• Bens substitutos, são produtos concorrentes entre si, pois o consumo de um pode substituir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com