TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de um bom gerente

Projeto de pesquisa: Características de um bom gerente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESAFIO PROFISSIONAL

2.1 Habilidades e competências

2.2 Características de um bom gestor

2.3 Realizando a nova gestão

2.4 Novo Organograma

3 Conclusão

1 INTRODUÇÃO

Em uma empresa familiar a escolha exige muito do sucessor, pois o fundador passa tudo que construiu e conquistou durante anos por isso a escolha deve ser planejada e analisadas de acordo com as competências e habilidades, qualificações e também no conhecimento dentro da empresa.

Dados do SEBRAE mostram que mais de 90% das empresas brasileiras são familiares. E, num mercado que se torna cada dia mais competitivo, eles têm se preocupado em melhorar seu desempenho por meio da adoção de ferramentas de gestão que possam auxiliá-las nos processos de melhoria contínua. Quando se trata de empresa familiar, o líder procura sempre manter seu carisma e sua credibilidade para com os clientes e funcionários sendo assim um dos pilares pra manter as suas vidas em um empreendimento. O herdeiro deverá, além de apresentar capacidade necessária para assumir a gestão, possuir e transmitir os valores que simbolizam a organização.

De acordo com Domingos Ricca, a presença do fundador, como fonte do conhecimento, é fundamental neste processo. Ele é quem deve indicar a pessoa mais capacitada para assumir seu cargo na empresa, sendo ela da família ou não.

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um importante espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

O doutor Joao, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma historia de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebidas, no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Em 1965, o jovem Joao estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria bebidas Pira são referencia em sabor e qualidade e todo Brasil.

A Indústria de Bebidas pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr.João esta sentido o peso da idade e decidiu em assembléia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os funcionários foram pegos de surpresas, pois Dr.João sempre conduziu com sobriedade e carisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran reflita no desempenho da empresa. Até então, os filhos desempenhavam funções gerencias em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr.João.

2 Desafio Profissional

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca solução para novo cenário que se apresenta".

A Indústria bebidas Pira fundada pelo Doutor, João Barroso, está prestes a passar por uma fase de sucessão familiar, os filhos Paulo e Iram já trabalham na empresa. Porém teremos que analisar qual dos dois terá mais habilidade em assumir o cargo do pai. Uma sucessão não acontece deum dia para outro, ela, exige toda uma preparação, o sucessor tem conhecer a empresa, ter participação ativa no planejamento estratégico e também interagir com a equipe.

2.1 Habilidades e competências

Logo a seguir, veremos dados a respeito de algumas das habilidades de Paulo e Iran e também algumas de suas deficiências de cada um deles.

Competência e habilidade Paulo

Iram

Liderança _ x

Trabalho em equipe x x

Motivação _ x

Comunicação x x

Avaliar situação x _

Ponderar com equilíbrio x _

Atitude Empreendedora x x

Assumir riscos x x

Foco e resultados x x

Auto realização x x

Visão estratégica x x

Senso crítico - -

Legenda (X) presença de competências e habilidades (-) deficiências nas competências e habilidades.

De acordo com a tabela as competências e habilidades de Paulo e Iran variam.

Paulo tem dificuldades em liderar, porém Paulo e Iram trabalha bem em equipe, Paulo tem pouca motivação por ter dificuldades em passar as informações aos subordinados, sendo que, motivação e liderança são conceitos que estão ligados, um líder tem que estar motivado e ser capaz de motivar a sua equipe. Em avaliar situação Paulo se identifica muito bem ele analisa sempre com equilíbrio nas partes de compras e vendas da Indústria. Em senso critico eles não questionam o pai Dr.João aceitam sempre o que o pai designa. Em pondera com equilíbrio Paulo sempre avalia a situação para poder encontrar a solução para poder tomar decisões da melhor forma possível. Empreendedorismo eles sempre tem boas Idéias, faz as coisas acontecerem, tem a capacidade de assumir riscos sempre buscando a auto realização e dando valor na empresa na qual trabalham tendo uma boa visão estratégica. Iram tem dificuldade em ponderar com equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com