TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do oligopólio

Pesquisas Acadêmicas: Características do oligopólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 6

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido.

Um oligopólio é caracterizado por:

um estado de hegemonia, em que existe a luta para alcançar a supremacia total;

inflexibilidade de preços: os preços em vigor são estabilizados, sendo evitada a competição;

predominância dos preços, sendo que todos os vendedores aceitam os preços estabelecidos;

ocorrência de ações em conjunto, frequentemente dando origem a trustes.

Um truste é uma coligação econômica ou financeira, um agrupamento de empresas que tem como objetivo diminuir e eliminar a concorrência, dividindo o mercado. Quando se verifica a formação de trustes, a concorrência é transferida para a área da qualidade e apoio ao cliente, porque não existe concorrência a nível de preços.

No oligopólio, muitas vezes ocorre a criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado. Tanto o carte como o truste exercem poder de pressão sobre o mercado. Ao contrário do truste, no cartel as empresas envolvidas continuam

independentes a nível legal.

O oposto de oligopólio é designado como oligopsônio, um mercado onde existem poucos compradores de um grande número de vendedores.

Oligopólio e monopólio

Tanto o monopólio como o oligopólio contribuem para uma concorrência imperfeita. A diferença entre monopólio e oligopólio é que no monopólio existe apenas um fornecedor ou vendedor, que domina o mercado, enquanto que no oligopólio existem poucos fornecedores do mesmo produto.

Quando um produto é considerado essencial para a economia de um país, muitas vezes esse país estabelece leis que impedem a criação de monopólios e oligopólios.

Oligopólio no Brasil

Talvez o maior exemplo de oligopólio no Brasil seja o mercado de telecomunicações, no qual poucas empresas controlam o mercado. No caso da telefonia móvel, a fusão das empresas TIM e Vivo consistiu no primeiro oligopólio nesta área do mercado.

Também são conhecidos oligopólios no caso da montagem de veículos, na produção de ônibus, por exemplo, o que pode contribuir para o aumento do preço do transporte público.

Oligopólios

Rodrigo Araujo

Santa Maria, Novembro de 2001

Introdução

O Oligopólio é o regime de mercado em que um pequeno número de vendedores detém a totalidade da oferta de mercado e oferece determinado serviço a um grande número de compradores. É um grupo formado por poucas

empresas de grande porte que são os únicos fornecedores de um produto, serviço ou matéria-prima. É uma estrutura de mercado caracterizada por poucos produtores, que percebem que agir de forma interdependente significa maior lucratividade do que a ação independente. Neste modelo, não existe incentivo para competição nos preços. Uma empresa tende a seguir o comportamento da outra.

Concentrações de Mercado

A concentração de empresas é um fato típico da economia de mercado. A busca do lucro, enquanto condiciona e possibilita a acumulação de capitais, explica a possibilidade de aumento da dimensão da empresa. Nos quadros da livre concorrência, este aumento pode exigir, entre empresas, ajustes ou colisões, fusões, incorporações ou integrações vistas como instrumento de competição entre elas.

Em conseqüência, o fenômeno da concentração não é uma exceção no jogo do mercado. Faz parte da economia de mercado alguma forma de concentração enquanto instrumento estratégico resultante da situação na qual cada agente, ao adotar uma decisão, não pode deixar de levar em conta as possíveis decisões de seus concorrentes. Ou seja, quando se fala em concentração é preciso, de um lado, considerá-la como um dado praticamente inevitável da estrutura do mercado, e, de outro, dada a possibilidade de sua utilização como instrumento estratégico na obtenção de posição de

predominância no interior daquela estrutura, como um fator de poder econômico. A imposição abusiva de preços é conduta que pode ocorrer em função da formação de oligopólios. Entretanto, deve-se diferenciar a imposição abusiva de preço oligopolista da monopolista. Na primeira hipótese haverá ou não indução de reações recíprocas. Na segunda, o comportamento de concorrentes potenciais nem é levado em conta.

Tipos de Oligopólio

 Oligopólios Puros – é aquele onde existe um conjunto de firmas que produz produtos substitutos perfeitos entre si.

 Oligopólios Diferenciados - aquele onde um conjunto de firmas produz produtos substitutos próximos, semelhantes entre si.

Influencias do Oligopólio a nível mundial e de Brasil

Os oligopólios influem sobre maneira na economia mundial e de um país, como podem ser vistos no exemplo da OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) onde tal organização é quem dita as regras de compra e venda de petróleo, visto que são os maiores produtores mundiais de deste produto, Para os países árabes dessa organização, o preço do petróleo é uma arma política capaz de exercer pressão sobre o Ocidente.

Ao nível de Brasil, a indústria petroquímica caracteriza-se como um oligopólio altamente concentrado e de baixa integração vertical em sua cadeia produtiva, tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com