TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas Hiperinflação Brasil Anos 90

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  1.797 Visualizações

Página 1 de 8

Da inflação à hiperinflação

- Fevereiro de 1990: inflação doméstica chega a 73% ao mês. Disso, há a constatação que a inflação brasileira havia se transformado numa hiperinflação

- Hiperinflação: não desorganizava a economia – mesmo que já tivesse gerando um grande efeito distorcido na distribuição de renda e alocação dos fatores de produção; não merecia o cunho de ‘’indexada’’, pois já tinha assumido as características das hiperinflações clássicas; se criou sem crise cambial, sem crise financeira, sem crise de abastecimento, etc. Foi pelo crescimento gradativo e cada vez mais rápido dos preços; era de fato denominada como tal mesmo que continuassem a dizer em ‘’evitar a hiperinflação’’, pois nem a dolarização da economia e nem sua total desorganização tinha se efetuado ainda.

- Tal aceleração da inflação doméstica brasileira se deu por etapas, de maneira gradual. No 2º semestre de 1989, a inflação passou a marca de 30%; em dezembro, passou dos 50%. E em fevereiro de 1990, é atingindo a marca de 73%, tendo nessa a certeza que o país estava diante de um processo hiperinflacionário.

- Por que atingimos uma situação de hiperinflação, mas não de total instabilidade?

- Na totalidade do ano de 1989, imaginava-se que aconteceria a chamada ‘’fuga do overnight’’ – a perda de confiança dos investidores nos títulos públicos do governo levaria a uma hiperinflação descontrolada – só que isso não ocorreu.  Também foi falado algo no sentido de que a crescente inviabilidade de financiar o déficit publico através do imposto inflacionário, com uma continua diminuição da base monetária, seria um fator acelerador da inflação. Isso não convence.

- A aceleração da inflação, dada através de várias etapas, levou de forma gradual a economia do Brasil à hiperinflação. Essa pode ser explicada de uma maneira mais precisa levando em conta análises baseadas no conflito distributivo e na ausência de equilíbrio dos preços.

A CAUSA BASICA: CRISE FISCAL

- A hiperinflação brasileira está diretamente relacionada com a crise economica dos anos 80.

- A crise dos anos 80: “foi desencadeada no final de 1980, quando o governo foi obrigado pelos credores externos a iniciar um processo de ajustamento. O ajustamento, entretanto, foi tardio e distorcido. O simples ajustamento fiscal requerido pelos credores externos já não era suficiente para fazer a frente a uma dívida externa que se tornara alta demais para ser paga integralmente. A dimensão exagerada da dívida externa tornara self-defeating (derrotados de antemão) os esforços de ajustamento. Estes, ao invés de reequilibrar a economia, resultaram, de um lado, na estatização da dívida externa, no crescimento da dívida pública interna, no aprofundamento da crise fiscal, e no aumento da taxa de juros interna, na medida em que era praticamente impossível eliminar inteiramente o déficit público sem reduzir a dívida externa; de outro lado, na medida em a redução do déficit público era alcançada principalmente graças à redução do investimento público e à recessão, o ajustamento levava à redução da capacidade de poupança e investimento do país” (BRESSER 1990).

- Consequência do caráter perversivo de tal ajustamento num quadro de divida externa muito alta: aceleração da inflação.

- A crise da divida externa no no Brasil começou no fim de 1980 e se transformou, ao longo da década, em uma grave crise fiscal. O déficit publico, que surge na economia doméstica nos anos 70 se tornou um problema reconhecido nacionalmente nos anos 80, partindo da primeira tentativa de ajuste. Assim que termina o processo de ajustamento, em 1984, tal déficit volta a crescer com uma tendência a se transformar num déficit primário – um déficit superior aos juros vencidos em cada ano.

- Com a persistência do déficit, a divida publica não parou de aumentar. A divida externa publica, que no inicio da década representava pouco mais de 50% do total, no fim dela já chegava aos 90%. A divida interna publica se tornou superior a externa, por causa da insistência do déficit publico e pela suspensão de empréstimos internacionais.

- As duas dividas publicas somadas eram altas, mas representava menos de 60% do produto interno do país. Essas implicavam em uma forte pressão sobre o déficit, pelos juros pagos pelo Estado correspondente a cerca de 60% do PIB.

- A crise fiscal – que esta na causa básica da hiperinflação brasileira – pode ser definida por tres vertentes: i) o déficit publico, que se manteve num nível acima de 5% do PIB; ii) a divida publica (interna e externa) e iii) prazo muito curto de maturação dos títulos públicos, o que revelava a falta de credito do Estado.

- A inflação de 73% em fevereiro de 1990 pode ser vista como uma consequência da crise fiscal e como uma causa dessa mesma crise. Uma inflação desse grau tende a dificultar o déficit publico através do efeito Oliveira-Tanzi e a progredir mecanismos internos de crescimento da própria inflação.

- Não existe relação entre déficit publico/crise fiscal e inflação. O crescimento da moeda tende a ser endógeno principalmente em uma situação de alta inflação, e assim, da mesma forma, o déficit publico tende também a assumir esse caráter, conforme que a maneira mais simplória de aumentar a quantidade de moeda nominal é a existência de um déficit publico.

- Deficit publico e crise fiscal: causa básica, mesmo que indireta, da aceleração da inflação. Por duas razões: 1ª – o conflito distributivo é intensificado conforme as tentativas do Estado em recuperar o nível da receita tributaria é feito e de reduzir o déficit são reagidas por aumentos de cunho defensivo nos preços e salários pelas empresas, trabalhadores e servidores públicos; 2ª – a crise fiscal leva a uma relativa imobilização do Estado. Para o combate da inflação, seja em qualquer nível, é preciso um Estado forte, que tal governo tenha a força necessária de interferir na economia através de medidas fiscais e monetárias e quando necessário, medidas administrativas.

- Uma crise fiscal imobiliza o Estado no sentido da perda de credibilidade ao governo e na perda de crédito para o próprio país. Ao passo que um Estado enfraquecido financeiramente não é mais capacitado de combater a inflação, essa tem o caminho livre para se desenvolver e se acelerar.

AS ETAPAS DA ACELERAÇÃO DA INFLAÇÃO

- Brasil acostumando com altas taxas de inflação, mas não a nada parecido ao que ocorreu.

- O país, até aquele momento, não conhecia uma taxa de inflação moderada como as que existem nos países desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com