TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenários Macroeconômicos para Decisões em Investimentos

Por:   •  8/10/2023  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Cenários Macroeconômicos para Decisões em Investimentos

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo

Pontuação: 15 pontos

Entender a construção de cenários e investimentos para tomada de decisões é de grande importância para o mercado.  O contexto econômico é essencial para investidores interessados ​​em tomar as melhores decisões sobre seus investimentos. Consequentemente, os investidores devem estar sempre atentos ao que está acontecendo ao seu redor, até mesmo para aproveitar potenciais oportunidades de investimento.

No entanto, isso não significa que os poupadores devam se concentrar inteiramente no desenvolvimento econômico. especialmente em situações mais voláteis. Essa prática não trará grandes benefícios ao investidor e, em algumas situações, pode até prejudicá-lo. Esse acompanhamento deve ser espontâneo e livre de neurose. É absolutamente desaconselhável que os investidores modificarem sua carteira de investimentos, por exemplo, a cada informação financeira divulgada ou a cada nova perspectiva financeira que venha do mercado ou de analistas.

No Brasil o acompanhamento dos cenários é de grande importância para tomada de decisão do governo perante a sociedade brasileira. Essas tomadas de decisões buscam desenvolver estratégias que alcancem resultados em áreas com maior potencial de crescimento econômico. Dessa forma, as políticas setoriais, comerciais, de inovação tecnológica etc., devem ser orientadas para claro, sem esquecer o grande potencial das regiões já estabelecidas, para captar as necessidades dos consumidores nas regiões onde a renda doméstica mais cresce.

No atual cenário de queda da taxa básica de juros, há opções interessantes para investimentos em renda fixa, fundos multimercados, fundos imobiliários e ações:

  • Renda Fixa - A tendência natural dos investidores é investir em títulos de crédito privado, que podem gerar retornos superiores aos títulos públicos. Nesta categoria, destacamos os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Agronegócios (CRA), que além de atraentes rentabilidades são isentos de imposto de renda. Geralmente, essas ferramentas têm sido usadas por empresas brasileiras altamente cotadas para levantar capital a um custo menor. Em termos de segurança, esses títulos podem oferecer aos investidores garantias reais como imóveis, colheita e contas a receber, dependendo da situação do negócio.
  • Fundos multimercado - uma opção para investidores que estão dispostos a tolerar maior volatilidade de investimento em busca de maiores retornos. Esses fundos têm flexibilidade para operar em diferentes estratégias e mercados, podendo investir em juros, câmbio e ações tanto no mercado interno quanto no internacional. Em tempos de queda nas taxas de juros, como atualmente, esses fundos tendem a ter melhor desempenho, os rendimentos podem superar significativamente a renda fixa tradicional e, dependendo do perfil do fundo, às vezes podem gerar CDIs superiores a 150%.
  • Fundos imobiliários - compartilhamento de recursos, cuja destinação será investir em ativos imobiliários ou negócios como armazéns, andares corporativos, shopping centers, etc. Segundo Mattei, a beleza dessa ferramenta é que ela permite que os investidores tenham acesso aos mais diversos tipos de imóveis. "Existem fundos com ativos de 1 bilhão de reais que podem negociar melhor e gestores especializados no mercado imobiliário."
  • Ações – Há duas grandes razões para o momento de otimismo no mercado de capitais. A primeira está no cenário externo favorável: há perspectiva de crescimento global e a liquidez continua abundante. A segunda está no cenário interno: a taxa de juros segue em queda e atingiu seu menor patamar em quatro anos (8,25% a.a.), os indicadores de atividade econômica apontam recuperação, e o Ibovespa bateu máximas históricas em setembro.

Referencias:

 https://ibefsp.com.br/cenario-economico-e-oportunidades-de-investimentos-para-pessoa-fisica/

http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3056/1/Livro_Brasil_em_desenvolvimento_2011_v_1.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (191.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com