TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática: histórico, didática conceitos e pensamentos

Artigo: Didática: histórico, didática conceitos e pensamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

Didática: histórico, conceituação e pensamento didático

Introdução:

Nesse tema abordaremos os conteúdos dos capítulos 1 e 2, pp. 11-54, do Livro-Texto. Identificaremos que a Didática é uma área do conhecimento que expressa diferentes orientações metodológicas, políticas e ideológicas que estão intimamente relacionadas às diferentes formas de organização da sociedade ao longo da história da humanidade.

Esse resgate histórico descrito no tema 1 evidenciará ainda mais as relações entre Didática, Pedagogia e Psicologia.

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecer as origens da didática e da pedagogia.

Analisar as relações entre Educação, Pedagogia, Psicologia e Didática.

Identificar a forma de constituição da Didática no Brasil e sua caracterização em diferentes momentos históricos.

Por dentro do tema:

É bastante comum, entre os estudantes das licenciaturas, tomarem como sinônimos os termos didática e pedagogia, mas será que eles tem o mesmo significado? É importante esclarecer que esses conceitos estão inter-relacionados, mas cada um deles possui sua especificidade.

A palavra pedagogia tem suas origens na denominação dos paidagôgos, que eram aqueles escravos que, na Grécia Antiga, conduziam os rapazes aos seus instrutores. A palavra didática tem origem grega e pode ser traduzida por arte ou técnica de ensinar.

A pedagogia é uma área do conhecimento que se alicerça em um corpo teórico sobre o processo educacional mais amplo. Por outro lado, a Didática é um ramo da Pedagogia que focaliza seus estudos nas diferentes características que constituem as relações de ensino e aprendizagem.

A didática expressa o tratamento dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la eficiente.

A didática está voltada para a teorização em prática dos saberes.

A didática compõe a pedagogia.

Seu objetivo é tomar o ensino como objeto de estudo.

Como afirma Libâneo (1992, p.24 apud GODOY,2009, P. 13), “a Pedagogia é um campo de conhecimentos que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade.” Por outro lado, a Didática pode ser compreendida “como reflexão sistemática em busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica”. (CANDAU, 1986 apud GODOY, 2009, p.13).

Dessa forma, é importante superar a ideia de que Didática e Pedagogia são sinônimos, pois, como já expusemos, ambas possuem suas especificidades no que se refere ao objeto de estudo e às origens.

Com relação à Didática, é importante ainda considerar que os aspectos socioeconômicos e políticos são pano de fundo, nos quais se constituem as diferentes tendências pedagógicas que marcam períodos históricos específicos.

No Brasil, essas tendências pedagógicas são classificadas por Libâneo (1985) em:

• Tendências pedagógicas liberais: sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

• Tendências pedagógicas progressistas: partido de uma analise critica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. São contra o autoritarismo e valorizam a experiência vivida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com