TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação de Bens Econômicos

Por:   •  5/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX – UNIFACEX

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JEFFERSON HONORATO

JEFERSON

LOUISE

MICARLA GABRIELA

ROBSON SALES

WILLIANDERSON PINHEIRO

OS BENS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

NATAL/RN

2015


  1. INTRODUÇÃO

Ao longo da história, a humanidade criou e consumiu os elementos do planeta, esses elementos foram chamados de bens, e servem ,até hoje, para nossas inúmeras atividades e necessidades. Enquanto o tempo passava, percebíamos que esses bens eram mais úteis ou escassos que outros, dando assim um valor maior de acordo com os mais raros e desejados e um valor menor aos mundanos e menos requisitados. Ou seja, a humanidade classificou os bens.


2. COMO SÃO CLASSIFICADOS OS BENS

A classificação ocorre de maneira simples, porém detalhada. Primeiro, as características como se os bens são palpáveis ou não em seguida sua durabilidade e assim sucessivamente até o bem estar enquadrado em sua tipologia. Abaixo o esquema demonstra como fazer a classificação.

Os bens são diferentes entre si em uma característica crucial: Se é escasso ou não. Os bens livres são "ilimitados", são facilmente adquiridos sem esforço maior, como a água do mar, ou o oxigênio que as criaturas e os humanos respiram. Já os bens económicos são somente os bens escassos, agregando um valor dependendo de sua oferta e demanda,  por exemplo imóveis, metais preciosos e serviços de um funcionário. Os bens económicos são o objeto de estudo da economia.


3.CONCLUSÃO

Os bens são elementos que suprem necessidades humanas, sendo elas fisiológicas ou não. Quase tudo no planeta é considerado um bem, mas a economia se direciona somente a aqueles que tenha um nível de escassez, porque tal escassez leva o bem a ter um valor, talvez para si mesmo ou como moeda de troca pelo que realmente se considera de valor dependendo da necessidade atual. Podemos dizer que a economia está presente até na vida animal, tornando-se uma necessidade básica em várias espécies que lutam por território e comida, o que faz ser mais necessário seu estudo para que se tire o maior proveito do que os bens que o mundo tem a oferecer. O economista que conhecer os bens económicos com que trabalha poderá prever os movimentos do mercado a níveis superiores, usar de estratégias para valorizar seus bens diminuindo a oferta e aumentando sua demanda, como vemos com diamantes, que apesar da terra fornecer essa matéria de carbono em quantidades consideráveis ela foi tão bem controlada que é considerada rara, e de valor extremamente elevado se comparado a algo como o carvão mineral ou o ferro. Pois apesar de serem minerais com utilidades variadas tem suas minas muito "espalhadas" comprometendo o controle e impossibilitando a comparação de preço com o diamante. O empreendedor deve ter conhecimento da economia para evitar investimentos em bens de demanda baixa, pois até mesmo o seu tempo e de seus funcionários vale dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com