TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com base em nossos estudos sobre “tomada de decisão”, analise o cenário a seguir:

Por:   •  28/8/2017  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Questão dissertativa

Com base em nossos estudos sobre “tomada de decisão”, analise o cenário a seguir:

O proprietário de uma pequena fábrica de máquinas acaba de perder um de seus maiores clientes. A solução para este problema, diz ele, é despedir três de seus operários para restabelecer o equilíbrio entre sua força de trabalho e o nível coerente do negócio. O proprietário afirma tratar-se de um problema simples que comporta uma solução simples. Os três operários discordam.

A partir dessas informações, redija um texto dissertativo que contemplem os aspectos a seguir:

- Se trata de um problema simples?

Resposta: Não se trata de um problema simples. Quando se trata de demitir colaboradores, envolve mais do que reduzir custos, envolve o bem estar da colaborador e sua família, logo, ao meu ver essa decisão não deve ser tomada friamente levando-se em conta somente a questão de “economizar” por reduzir o número de funcionários e assim a folha de pagamento.

        Além disso tem a questão da perda de experiência dos funcionários, dos encargos que a empresa deverá pagar para estes (multa) e a má impressão que as demissões poderão causar aos demais funcionários.

- Qual seria a melhor solução para a fábrica de máquinas?

Resposta: Essa resposta deve ser tomada mediante um Sistematização do problema de decisão.

        Uma vez que já identificamos o problema, a redução no faturamento da empresa, entendemos que nosso objetivo deve ser aumentar o faturamento ou balancear com redução de custos da empresa.

        Para isso os dados relevantes devem ser levantados: no caso da redução de custos, é realmente viável financeiramente demitir 3 funcionários? Quanto isso irá custar? Isso irá equilibrar os gastos com a receita?

Feito isso é necessário identificar as alternativas viáveis: É possível encontrar novos clientes para restabelecer a receita da empresa, a curto prazo? Fazer um planejamento para isso. É possível a redução de jornada de trabalho? É possível reduzir despesas de outras maneiras? (redução do consumo de energia, água, telefone, café, etc...)

        A sequência desse esquema é escolher o critério de julgamento da melhor alternativa, modelagem das inter-relações, predição de resultados de alternativas e por fim, escolher a alternativa.

        Então, ao meu ver não se trata de um problema simples que deve ser decidido friamente sem antes fazer uma análise ampla e racional da melhor solução para a fábrica de máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com