TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como realizar uma análise de cadeia de valor, útil para o administrador, atribuir valor aos serviços, produtos e locais de trabalho das empresas

Seminário: Como realizar uma análise de cadeia de valor, útil para o administrador, atribuir valor aos serviços, produtos e locais de trabalho das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A tarefa a ser realizada consiste em descobrir como realizar a Análise da Cadeia de Valor, útil para que o administrador possa atribuir valor a serviços, produtos e trabalhos da empresas. O resultado é possivelmente a fidelização e conquista de novos clientes. O processo envolve três etapas: a) análise de atividade; b) análise de valor; e c) avaliação e planejamento, descritas a seguir.

Passo 1

“Análise de Atividade”.

A etapa Análise de Atividade rZequer a observação das etapas de trabalho da empresa. Ao administrador, cabe a tarefa de criar uma ferramenta de análise de atividade, com a qual identificará competências não exploradas e que podem ser revertidas em melhorias e aumento da produtividade. Nessa etapa, também são pensadas estratégias, que podem envolver, por exemplo, qualificação de funcionários.

Passo 2

“Análise de Valor”

A etapa chamada “Análise de Valor” pode se dar através de uma observação mais detalhada das atividades que agregariam valor. Pode-se verificar se há progresso em determinada área, para que possíveis mudanças assegure o alcance de metas.

Passo 3

“Avaliação e Planejamento”

Nessa etapa, o administrador se certifica se as alterações propostas são adequadas aos objetivos de agregar valor e faz um planejamento mais consistente, seguro e detalhado. Deve haver um conjunto de ações, que podem sofrer adequações, caso surjam imprevistos. Criar novas soluções é importante para que o processo de análise de cadeia de valor seja positivo e não traga consequências contrárias às esperadas (lucro, produtividade, destaque).

Passo 4

O estudo da cadeia de valor é importante para que a empresa adquira vantagem competitiva e assim possa obter produtividade. As etapas da Análise da Cadeia de Valor (análise de atividades, análise de valor, avaliação e planejamento) permitirão a identificação de estratégicas que diferenciem a empresa. A Cadeia de Valor é, portanto, uma série de mecanismos que ajudam a atribuir valor à empresa, passando pela matéria-prima até o consumidor final. Conclui-se que o valor está relacionado com o quanto o consumidor está disposto a pagar pelos produtos e serviços. Se a análise da cadeia de valor confere mais valor ao que a empresa oferece, as melhorias têm grandes chances de ocorrer.

A produtividade de uma empresa é o elo entre sua vantagem competitiva e a cadeia de valor. Assim, é muito importante estudar a cadeia de valor e utilizar estratégias que diferenciem a empresa das demais.

Chama-se cadeia de valor ao conjunto de atividades que criam valor ao cliente. Vão desde a matéria-prima, passam pelos fornecedores e chegam ao consumidor final. Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com