TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes do plano de negócios

Projeto de pesquisa: Componentes do plano de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO 3

1.1 PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 3

1.2 SEGUNDO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS 3

1.3 TERCEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 5

1.4 QUARTO DESAFIO: NEGOCIAÇÃO 6

1.5 QUITO DESAFIO: MERCADO DE CAPITAIS 9

1.5.1 Abertura de Capital 9

1.5.2 Empréstimos 10

1.5.3 Financiamento 11

1.6 SEXTO DESAFIO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 12

1.6.1 Projeto de responsabilidade Social 12

1.6.2 Normas ISSO 26000 12

1.6.3 Politicas Ambientais 13

2 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

1.1.1 Análise de Mercado

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

Ainda a análise do mercado, permite-se conhecer de perto o ambiente onde o produto e/ou serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e ainda pelo perfil do consumidor.

Na definição do mercado, levamos em conta em nosso trabalho:

a) Análise do Setor

b) Descrição do Segmento de Mercado

c) Análise SWOT do serviço

d) Análise da Concorrência

1.1.1.1 Análise do Setor

Levando em consideração que na região dos campos gerais, existe um movimento industrial grande onde evidenciamos a chegadas de muitas empresas se instalando em cidades da região, identificamos a carência de prestadores de serviço para a higienização dos roupas / uniformes utilizados na grande maioria destas empresas.

Inicalmente, a cidade de Ponta Grossa é a escolhida para a primeira unidade do grupo / empresa a ser montada. Com a razão social definada, a UNISERV entrará em um mercado que já conta na região com grandes empresas como a BRF, Daf, Frisia, Cargill, Heineken, entre outras como possiveis clientes.

Num levantamento inical, as empresas acima somam mais de 7.000 funcionários e, promovem uma oportunidade grande para empresa em UNISERV, uma vez que essas empresas terceirizam a atividade de lavanderia com empresas, em geral, situadas em grandes centros a exemplo de Curitiba. O custo do transporte do material usado até a sede destas empresas acaba agregando custo em seus serviços e, assim, oportuniza a criação de empresas mais próximas ao cliente na região dos Campos Gerais..

1.1.1.2 Descrição do Segmento de Mercado

Conforme definido o setor industrial acima, a UNISERV tem por objetivo participar em cerca de 70% do mercado de serviço de lavandeira de grandes empresas, buscando o atendimento de, num primeiro ano, 3.000 uniformes/funcionários até atingir sua meta de mais 8.000 uniformes no terceiro ano de sua inauguração. Conforme ilustrado abaixo, o mercado apresenta potencial de crescimento ao longo dos anos seguintes, mas com expectativas conservadoras em virtude de futuras concorrências e crescimento do setor/nicho do mercado.

Gráfico 1 – Market-share

Podemos observar pela leitura do gráfico acima, que a partir do quarto ano a participação de mercado da empresa tende a estabilizar, porem não significa dizer que o crescimento da empresa tende a estancar, pois a região tende a capturar investimento mais industriais de grande porte gerando crescimento do serviço prestado como mostra o gráfico a seguir:

Sendo assim, a UNISERV terá como objetivo, fixar parcerias com grandes empresas da região não sendo parte de seu core business a prestação de serviços a empresas de pequeno porte e/ou clientes individuais.

Estando próximo aos clientes, alem de contar com uma estrutura preparada e ampliável para o crescimento do mercado, a empresa visa sólidas parcerias na região buscando atender de maneira maleável as expectativas de seus clientes com a prestação serviço de qualidade, agilidade e um custo adequado as condições do mercado.

1.1.1.3 Análise SWOT ou FOFA do Serviço

Ajuda Atrapalha

Ambiente Interno Forças:

- Empresa conta com uma infra-estrutura de ponta;

- Corpo estratégico com experiência no ramo;

- Estrutura otimizada e com boa performance visando baixos e competitividade. Fraquezas:

- Equipe operacional ainda despreparada/não treinada.

Ambiente Externo Oportunidades:

- Empresa está inserida em uma atividade que, na região, está pouca estrutura e com concorrência pulverizada;

- Região tem crescido oportunizando crescimento rápido para empresa. Ameaças:

- Com o crescimento do pólo industrial e a pouca estruturação deste segmento na região a tendência é a aproximação de concorrência;

- Nova empresa ainda desconhecida pelo mercado.

1.1.1.4 Análise da Concorrência

O mercado de lavanderia direcionado a prestação de serviço às indústrias da região dos campos gerais se comporta de forma instável ou insegura, ou seja, a concorrência é determinada por preço, uma o serviço prestado representa um custo para as empresas que o contratam.

Dessa forma, determinamos que o produto / serviço prestado será competitivo se atingir custo em nível aceitável ao mercado em que se está inserido. Por meio, de uma estrutura com alta performance e baixos consumos, a UNISERV busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com