TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio a retalho

Projeto de pesquisa: Comércio a retalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.323 Palavras (18 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Sup. de Tec. em Gestão Financeira

PIM I

Casas Bahia

Nome da Unidade (Pólo de matrícula)

2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Sup. de Tec. em Gestão Financeira

PIM I

Casas Bahia

Nome(s) completo(s) do(s) aluno(s):

RA(s):

Curso: Sup. de Tec. em Gestão Financeira

Semestre:

Nome da Unidade (Pólo de matrícula)

2011

RESUMO

Varejo é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, em oposição ao que ocorre no atacado. É a venda por retalho, como por partes de um todo, direto ao comprador final, o consumidor do produto ou serviço, sem intermediários. O sucesso de um varejista seja ele pequeno ou grande, depende principalmente do quanto ele incorpora o conceito de varejo. Este conceito é uma orientação de gerenciamento que faz o varejista focar a determinação das necessidades de seus mercados-alvo e a satisfação das mesmas mais eficaz e eficientemente que seus concorrentes. A Casas Bahia é uma popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Fundada em 1952, em São Caetano do Sul, SP, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta. Mas a maioria dos seus clientes eram retirantes baianos daí o nome da empresa. Considerando essas informações, e contemplando as disciplinas do curso de Gestão Financeira foi possivel realizar este trabalho.

Palavras-chave: Varejo; Gestão Financeira.

ABSTRACT

Retail is the sale of products or marketing services in small quantities, as opposed to what occurs in bulk. Is the sale by retail, for parts of a whole, straight to the final buyer, the consumer product or service without intermediaries. The success of a retailer is it small or large, depends mainly on how it incorporates the concept of retail. This concept is a management orientation that makes the retailer to focus on determining the needs of its target markets and satisfy them more effectively and efficiently than its competitors. Casas Bahia is a popular retail chain of furniture and household appliances in Brazil. Founded in 1952 in Sao Caetano do Sul, Brazil, by Polish immigrant Samuel Klein, who began as a peddler selling goods from door to door. But the majority of clients were migrants from Bahia hence the company name. Considering this information, and covering the disciplines of financial management course was possible to carry out this work.

Keywords: Retail, Financial Management.

SUMÁRIO

Introdução 6

1. Desenvolvimento 8

1.1. Objetivo do Projeto 8

1.2. Objetivo da Empresa 8

2. Discussão 8

2.1. Sobre a Empresa 8

2.2. Fundamentos de Administração 11

2.3. Técnicas de Informática 13

2.4. Fundamentos da Gestão Financeira 17

Conclusão 20

Referências Bibliográficas 21

INTRODUÇÃO

Varejo (português brasileiro) é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, em oposição ao que ocorre no atacado. É a venda por retalho, como por partes de um todo, direto ao comprador final, o consumidor do produto ou serviço, sem intermediários.

Segundo Kotler (2000, p. 540), todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais, são definidas como varejo. O local onde os produtos ou serviços são vendidos (lojas, rua ou residência do consumidor) não é importante. Da mesma forma, todas as maneiras pela qual estes bens ou serviços são vendidos estão incluídas no conceito de varejo, seja através de venda pessoal, correio, telefone ou máquina automática.

O sucesso de um varejista seja ele pequeno ou grande, depende principalmente do quanto ele incorpora o conceito de varejo. Este conceito é uma orientação de gerenciamento que faz o varejista focar a determinação das necessidades de seus mercados-alvo e a satisfação das mesmas mais eficaz e eficientemente que seus concorrentes. Segundo Ruotolo & De Menezes (2001) ao idealizar um conceito de loja o varejista toma decisões sobre: nível de serviço oferecido; linha de produtos comercializados; política de preços; cobertura geográfica; acesso ao cliente; tamanho e localização da loja.

A raiz da palavra varejo, que é utilizada no Brasil, vem do português antigo, dos tempos onde a “vara” era a medida para se fracionar peças de tecidos, cordas, linhas, madeiras, etc. Ainda hoje, em algumas lojas de tecidos usa-se uma régua de madeira com um metro de comprimento para fracionar os produtos. Assim como o termo utilizado hoje para varejo em Portugal é retalho, que também denota claramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com