TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio a retalho

Resenha: Comércio a retalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  220 Visualizações

A empresa analisada é uma varejista. Nesta empresa os processos logísticos ocorrem da seguinte maneira:

Logística de Suprimentos: A compra de produtos (tanto de empresas nacionais quanto internacionais) inicia-se na negociação com os fornecedores, onde todos os acordos comerciais são alinhados. Os produtos prontos são entregues no Centro de Distribuição (CD) pelos fornecedores. Os colaboradores do CD manipulam os produtos, separando-os por lojas e os produtos são encaminhados, via transporte rodoviário para cada uma das lojas, conforme planejamento de envio.

Logística Interna ou de Produção: Complementando as tarefas descritas na logística de suprimentos, na logística interna são realizados inventários periódicos semestrais (tanto dos estoques dos CD quanto das lojas). Geralmente os produtos permanecem poucos dias no CD, pois as quantidades e peças já são compradas de maneira a serem recebidas poucos dias antes de estarem nas lojas, reduzindo assim os custos de armazenagem. Em relação ao manuseio das peças no CD está iniciando um processo de manipulação automatizado, a fim de agilizar o processo e evitar falhas humanas.

Logística de Distribuição: Na empresa analisada, a logística de distribuição consiste no envio das peças do CD para as lojas, onde os produtos ficam a disposição dos clientes para compra.O transporte do CD até as lojas é realizado por transportadora terceirizada, contratada pela empresa analisada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com