TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito da Elasticidade

Por:   •  8/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE ECONOMIA

Jose Elton Cordeiro da Silva   RA: 1574174211

                                                     

                         

                         

                         

Competências e Habilidades

Anhanguera Educacional

2015

Conceito de Elasticidade

Cada produto tem uma sensibilidade especificada com relação ás variações dos preços e da renda. A sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. A elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável assim quando ocorrem alterações em outra variável, "coeteris paribus".

O conceito de elasticidade representa uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração publica. Em empresas, as previsões de venda de extrema importância, pois permiteuma estimativa da reação dos consumidores em face. Para o planejamento macroeconômico, a elasticidade é de igual importância, pois pode se prever, exemplo qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros.

Elasticidade-preço da demanda

 Conceito

A quantidade demandada de um bem X às variações do seu preço, de uma outra forma, a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual ao seu preço, coeteris paribus.

- Expressão simbolicamente

[pic 2]

Com a correlação entre preço e quantidade de demandada é inversa, e uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da demanda onde o valor encontrado da elasticidade-preço da demanda será negativa. Evitando o problema com o sinal, a valor da elasticidade normalmente é colocado em módulo.

Exemplos dos seguintes dados:

[pic 3]

Significa, dada uma queda de 20% no preço, aumenta a quantidade de demanda em 1,5 vez os 20% seja 30%. E um produto cuja demanda tem grande sensibilidade nas variações do preço. Nos remente aos conceitos elásticos, inelástica da elasticidade unitária.

[pic 4]

  • Demanda inelástica: quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativa ou menor quantidade procurada, coeteris paribus.

[pic 5]

  •  Demanda de elasticidade-preço unitária: variando percentual nos preços e na quantidade vão ser da mesma magnetude mas porem em sentido inverso:

[pic 6]

Observe que o conceito de elasticidade pode fornecer um número, pois independe das unidade de medidas consideradas, vemos que se refere a uma razão de duas percentagens (variação percentual da quantidade sobre variação percentual do preço). Exemplo indiferente se a quantidade expressa em quilos ou toneladas, (a variação percentual de 5 toneladas sobre 10 toneladas e igual à variação percentual de 5.000quilos sobre 10.000 quilos assim seja 50%). Com essa característica permite comparar os produtos e setores diferente(Algodão x aço X alimentos x manufatura, dentre outros).

Fatores que influencia o grau de elasticidade-preço da demanda

 Afinal o que faz o bem ter demanda elástica ou inelástica, que os fatores explicam os valores obtidos na elasticidade-preço da demanda?

  • Existência de bens substitutos: Quanto mais substitutos houver em um bem, mais elástica será na demanda, será pequenas variações em seu preço, por exemplo, farão que o consumidor passe a adquirir, consumir o seu substituto, assim provocando uma queda em sua demanda proporcional à variação do preço.

Nesse sentido, quanto mais ampla a definição do bem, menor a elasticidade.

  • Essencialidade do bem: O bem é essencial, sua demanda será pouca sensível á variação do preço; assim terá uma demanda inelástica;
  • Importância do bem quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor: Vemos quanto maior o gasto referente a determinado bem vai ser maios ponderação em relação ao gasto total (orçado) do consumidor, sensível torna-se o consumidor a alteração em seu preço(seja a demanda é mais elástica).

Formas de calculo: elasticidade num ponto especifico ou no ponto médio

  • Elasticidade num ponto especifico: quando calculamos a elasticidade apenas para dado preço e quantidade como, como no exemplo anterior;
  • Elasticidade no ponto médio (ou no arco): em vez de utilizar um ponto, vamos considerar as medidas do preço e da quantidade dado num trecho da demanda. Substituir, na formula anterior   [pic 7] pelas medidas  [pic 8] entre  [pic 9].

[pic 10]

Nesse exemplo tem-se que a demanda é elástica entre os preços R$ 20,00 e R$ 16,00 (quantidade demandada e varia 1,18 vezes a variação do preço do produto em sentido oposto).

 Relação entre receita total do produto e o grau de elasticidade

A receita total do produtor,  equivale ao gasto total dos consumidores, para uma dada mercadoria é igual á quantidade vendida vezes o seu preço unitário de venda.

[pic 11]

Dada uma variação no preço do produto, onde acontecera uma receita total do produtor? Ha tal resposta dependerá da reação dos consumidores, isto ´s do grau elasticidade-preço da demanda.

Podendo ocorrer três possibilidades:

  • Demanda elástica: Redução do preço do bem tenderá ao aumento da receita total, pois o aumento percentual na quantidade vendida será maior do que a redução percentual do preço, onde trata de uma mercado onde os consumidores tem demanda muito sensível a preço.
  • Demanda inelástica: o raciocínio é o inverso - aumento de preço vai provocar aumento da receita total, onde vai reduzir o preço vai diminuir a receita total.
  • Demanda de elasticidade unitária: Aumentando ou reduzindo o preço não afeta a receita total, porque o percentual da variação no preço corresponde igual ao percentual da quantidade(em sentido contrário).

Isso explica o que ocorre no mercado de agrícolas. em via de regras a demanda por alimento é inelástica. Seja a variação da quantidade é inferior à variação do preço. Assim se a produção for reduzida, ela será compensada por uma variação do preço  mais elevada, representara um aumento de faturamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (658.3 Kb)   docx (265.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com