TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Elasticidade

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE ECONOMIA

Jose Elton Cordeiro da Silva RA: 1574174211

Competências e Habilidades

Anhanguera Educacional

2015

Conceito de Elasticidade

Cada produto tem uma sensibilidade especificada com relação ás variações dos preços e da renda. A sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. A elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável assim quando ocorrem alterações em outra variável, "coeteris paribus".

O conceito de elasticidade representa uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração publica. Em empresas, as previsões de venda de extrema importância, pois permiteuma estimativa da reação dos consumidores em face. Para o planejamento macroeconômico, a elasticidade é de igual importância, pois pode se prever, exemplo qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros.

Elasticidade-preço da demanda

Conceito

A quantidade demandada de um bem X às variações do seu preço, de uma outra forma, a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual ao seu preço, coeteris paribus.

- Expressão simbolicamente

Com a correlação entre preço e quantidade de demandada é inversa, e uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da demanda onde o valor encontrado da elasticidade-preço da demanda será negativa. Evitando o problema com o sinal, a valor da elasticidade normalmente é colocado em módulo.

Exemplos dos seguintes dados:

Significa, dada uma queda de 20% no preço, aumenta a quantidade de demanda em 1,5 vez os 20% seja 30%. E um produto cuja demanda tem grande sensibilidade nas variações do preço. Nos remente aos conceitos elásticos, inelástica da elasticidade unitária.

• Demanda inelástica: quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativa ou menor quantidade procurada, coeteris paribus.

• Demanda de elasticidade-preço unitária: variando percentual nos preços e na quantidade vão ser da mesma magnetude mas porem em sentido inverso:

Observe que o conceito de elasticidade pode fornecer um número, pois independe das unidade de medidas consideradas, vemos que se refere a uma razão de duas percentagens (variação percentual da quantidade sobre variação percentual do preço). Exemplo indiferente se a quantidade expressa em quilos ou toneladas, (a variação percentual de 5 toneladas sobre 10 toneladas e igual à variação percentual de 5.000quilos sobre 10.000 quilos assim seja 50%). Com essa característica permite comparar os produtos e setores diferente(Algodão x aço X alimentos x manufatura, dentre outros).

Fatores que influencia o grau de elasticidade-preço da demanda

Afinal o que faz o bem ter demanda elástica ou inelástica, que os fatores explicam os valores obtidos na elasticidade-preço da demanda?

• Existência de bens substitutos: Quanto mais substitutos houver em um bem, mais elástica será na demanda, será pequenas variações em seu preço, por exemplo, farão que o consumidor passe a adquirir, consumir o seu substituto, assim provocando uma queda em sua demanda proporcional à variação do preço.

Nesse sentido, quanto mais ampla a definição do bem, menor a elasticidade.

• Essencialidade do bem: O bem é essencial, sua demanda será pouca sensível á variação do preço; assim terá uma demanda inelástica;

• Importância do bem quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor: Vemos quanto maior o gasto referente a determinado bem vai ser maios ponderação em relação ao gasto total (orçado) do consumidor, sensível torna-se o consumidor a alteração em seu preço(seja a demanda é mais elástica).

Formas de calculo: elasticidade num ponto especifico ou no ponto médio

• Elasticidade num ponto especifico: quando calculamos a elasticidade apenas para dado preço e quantidade como, como no exemplo anterior;

• Elasticidade no ponto médio (ou no arco): em vez de utilizar um ponto, vamos considerar as medidas do preço e da quantidade dado num trecho da demanda. Substituir, na formula anterior pelas medidas entre .

Nesse exemplo tem-se que a demanda é elástica entre os preços R$ 20,00 e R$ 16,00 (quantidade demandada e varia 1,18 vezes a variação do preço do produto em sentido oposto).

Relação entre receita total do produto e o grau de elasticidade

A receita total do produtor, equivale ao gasto total dos consumidores, para uma dada mercadoria é igual á quantidade vendida vezes o seu preço unitário de venda.

Dada uma variação no preço do produto, onde acontecera uma receita total do produtor? Ha tal resposta dependerá da reação dos consumidores, isto ´s do grau elasticidade-preço da demanda.

Podendo ocorrer três possibilidades:

• Demanda elástica: Redução do preço do bem tenderá ao aumento da receita total, pois o aumento percentual na quantidade vendida será maior do que a redução percentual do preço, onde trata de uma mercado onde os consumidores tem demanda muito sensível a preço.

• Demanda inelástica: o raciocínio é o inverso - aumento de preço vai provocar aumento da receita total, onde vai reduzir o preço vai diminuir a receita total.

• Demanda de elasticidade unitária: Aumentando ou reduzindo o preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com