TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de elasticidade

Por:   •  10/4/2015  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

BACHALERANDO EM ADMINISTRAÇÃO

TEXTO CIENTIFICO:  Conceitos de elasticidade

Fernando Henrique Ribeiro Pereira

Petrolina-PE

2015

   O objetivo do texto é construir conhecimento através do conceito de elasticidade.

   Para tanto foram pesquisados três autores da área de economia. Dessa forma, a pesquisa que configura-se como bibliográfica, é fundamentada pelo pensamento de autores dominantes na área.

A oferta e a demanda não são estáticas e sofrem modificações ao longo do tempo. Essas alterações afetam a receita das empresas. Para analisar o efeito das mudanças nas curvas de demanda e de oferta na receita de uma empresa, precisamos compreender as elasticidades. (ALBERGONI,2008).

O autor expõe dentro do conceito global de economia a origem e a importância das elasticidades na identificação dos efeitos que elas propagam dentro de cada situação vivida pelas empresas, e a sensibilidades no momento de usa-las.

A elasticidade-preço da demanda mede o quanto a demanda reage a uma mudança no preço. A demanda por um bem é considerada elástica se a quantidade demandada responder muito a uma dada variação no preço. Isto significa dizer que a demanda é muito sensível à mudança de preço. (MENDES, 2007).

Nos casos de pequenas demandas elas se tornam inelásticas, ou seja, a demanda é a é insensível a mudança no preço. A formular de calcular ela é simples, basta dividir a variação percentual da quantidade demandada pela variação percentual do preço

Referências

Albergoni, Leide. / Economia. / Leide Albergoni  -

Curitiba : IESDE Brasil S.A. , 2008. 336 p.

Economia (introdução) / Carlos Magno Mendes... [et al.]. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2007. 158p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com