TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Microeconomia

Artigo: Conceito de Microeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

. Conceito de Microeconomia

A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

A Teoria Microeconômica não deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Do ponto de vista da economia de empresas, onde se estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, - enquanto na Microeconomia prevalece a visão do mercado, ou seja, a interação da demanda (consumidor) e da oferta (produtor) na formação dos preços de mercado.

Os agentes da demanda – os consumidores – são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens e serviços que lhes maximize sua função utilidade.

Do ponto de vista econômico, a empresa ou estabelecimento comercial é a combinação, pelo empresário, dos fatores de produção: capital, trabalho e terra, de tal modo, organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.

O empresário, por sua vez, é o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos (matéria) e incorpóreos (imaterial – organização, administração) utilizados para o processo de produção.

3. Pressupostos básicos da análise microeconômica

3.1 A Hipótese Coeteris Paribus

A Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante. Analisando-se o papel que a oferta e a demanda exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou não interfiram de maneira absoluta. O estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos – consumidores e produtores – nesse particular mercado, independente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.

3.2 Papel dos Preços Relativos

Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.

Por exemplo, se o preço do guaraná cair em 10%, mas também o preço da soda cair em 10%, nada deve acontecer com a demanda dos dois bens (supondo que as demais variáveis permanecem constantes). Agora, tudo o mais permanecendo constante, se cair apenas o preço do guaraná, ficando inalterado o preço da soda, deve-se esperar um aumento na quantidade procurada de guaraná, e uma queda na de soda. Embora não tenha havido alteração no preço absoluto da soda, seu preço relativo aumentou, quando comparado com o do guaraná.

4. Aplicações da Análise Microeconômica

A análise tradicional supõe o princípio da racionalidade, segundo o qual o empresário sempre busca a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos de que dispõe. Essa corrente enfatiza conceitos como receita marginal, custo marginal e produtividade marginal em lugar de conceitos de média, daí ser chama da de marginalista.

As correntes alternativas consideram que o objetivo do empresário não seria a maximização do lucro, mas fatores como aumento da participação nas vendas do mercado, ou maximização da margem sobre os custos de produção, independente da demanda de mercado.

A teoria microeconômica representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.

Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões:

• Política de preços da empresa;

• Previsões de demanda e faturamento;

• Previsões de custos de produção;

• Decisões ótimas de produção (escolha da melhor alternativa de produção);

• Avaliação e elaboração de projetos de investimentos (análise custo-benefício de compra de equipamentos);

• Política de propaganda e publicidade (como a preferência dos consumidores pode interferir na procura do produto);

• Localização da empresa(se a empresa deve se situar próximo ao centros consumidores);

• Diferenciação de mercado (possibilidade de preços diferenciados);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com