TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de microeconomia

Artigo: Conceito de microeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Artigo  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de microeconomia

A Microeconomia trabalha com a firma, isso é com a economia da Empresa. Microeconomia, também citada como teoria dos preços, age nas Inter- relações, como por exemplo; produtor (vendedor) e consumidor (comprador) age também no mecanismo de mercado e seu funcionamento, que por sua vez são divididos em:

- Estruturas de mercado;

- Funcionamento da oferta e da demanda,

- Formação de preços no mercado,

- Determinação da quantidade de um produto em determinado mercado,

- Interação entre produtor (vendedor) e consumidor (comprador).

A microeconomia é mais especifica, pois ela preocupa-se com a formação de preços e bens.

A microeconomia mostra quais são os comportamentos dos consumidores, e quais são as variáveis que o regem, mostra também como a firma suporta as variáveis que determinam o comportamento dela, como os agentes econômicos interagem no mercado, como eles chegam a um suporte de equilíbrio, quais são as estruturas de mercado existentes, quais são as concorrências, o monopólio, oligopólio, e como acontece o processo de maximização de lucro da firma em relação ao perfil do consumidor, e a estrutura de mercado no qual ela se insere.

O termo Microeconomia designa um ramo da economia que estuda o comportamento das unidades econômicas individuais, as empresas e os consumidores.

Uma das funções básicas da microeconomia é procurar explicar a formação dos preços tanto dos bens de consumo final, quanto dos fatores de produção, recorrendo para isso à Teoria da Procura, à Teoria da Oferta e à Teoria da Produção.

Além da formação de preços, a microeconomia procura também justificações para a existência de falhas nos mercados e para a forma de funcionamento das diferentes estruturas de mercado, nomeadamente os mercados de concorrência imperfeita e os mercados de concorrência perfeita.

A DEMANDA

Pode ser definida também como quantidade de certo bem ou serviço que seja almejado pelos consumidores, demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

É possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.

A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor.

A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.

A procura é definida pelo momento em que está passando o consumidor, os principais requisitos para a procura são: o preço dos bens e serviços, a renda do consumidor, e as preferências e hábitos deste.

OFERTA

É uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão produto ou serviço e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.

Num sentido popular, oferta indica uma condição de venda especial (promoção de vendas) na qual o valor percebido pelo cliente é maximizado.

A oferta: pode aumentar ou diminuir de preço conforme aumenta a quantidade.

A oferta pode sim agir para os dois lados, e é inevitável que seja analisado junto com a demanda para um íntegro entendimento.

A oferta aumenta a quantidade para que seja atendida toda a demanda.

A oferta deve aumentar os preços até se igualar a demanda, pois ela precisa produzir mais, e para ter uma produção crescente deve-se ter um lucro crescente, este fenômeno é a causa número um de inflação.

Em suma, a lei da oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores, numa estrutura de mercado perfeito, de concorrência monopolística ou de oligopólio não cooperativo. Se estivermos em presença de uma estrutura de mercado, de oligopólio cooperativo ou monopólio, tal situação não se verifica, casos em que a oferta do mercado é o da indústria que detém o monopólio ou das poucas industrias que detêm o oligopólio cooperativo.

Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigências e decidem quanto vale a pena produzir para vender ao preço dado pelo consumidor.

ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DE MERCADO

A partir da demanda e das ofertas de mercado são definidos os preços e a quantidade de bem a ser produzido. As estruturas da análise de mercado são: concorrência perfeita, concorrência imperfeita ou monopolística, monopólio, oligopólio;

Teoria do equilíbrio geral e bem estar: é a análise do equilíbrio geral, ela visa as relações entre todos os mercados visando sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com