TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de microeconomia

Tese: Conceitos de microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre microeconomia e seus estudos. Apontar seus conceitos e pressupostos básicos, analisando os efeitos do preço de acordo com a oferta e demanda. Discutir os fatores de Custo – Produção – Eficiência e a concorrência de mercado. Estudar o monopólio e a definição de preço de acordo com a concorrência e suas externalidades. O método de pesquisa utilizado foram ferramentas de buscas da internet.

Conceitos de microeconomia:

A microeconomia, conhecida como a teoria dos preços é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção(empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.

Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.

A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postulada a articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor da produção e da distribuição ou repartição.

Um microeconomista pode estudar: O controle dos alugueis sobre dos imóveis de uma cidade; o impacto da competição estrangeiro sobre a indústria automobilística brasileira; Os efeitos da frequência escolar obrigatória sobre os ganhos dos trabalhadores.

Do ponto de vista da economia de empresas que estuda uma empresa especifica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, enquanto na economia predomina a visão do mercado.

Pressupostos básicos da analise microeconômica(coeteris paribus):

É uma expressão latina que quer dizer que “tudo o mais constante”, que faz lembrar que todas as demais variáveis ,salvo as que estão em análise são consideradas constantes , permite por exemplo, que o preço de um serviço se modifique, considerando que os homens que trabalham na execução da tarefa, o tempo de trabalho e a quantidade do serviço executado permaneçam constantes.

Sabemos que a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda de seus consumidores .para analisar o efeito do preço sobre a procura, supomos que a renda permanece constante e para avaliar a relação entre a procura e a renda dos consumidores supomos que o preço da mercadoria não varia tendo o efeito “puro” de cada uma dessa variáveis sobre a procura.

Exemplo: Para efetuar a descarga horas descarregaram de um navio, foram contratadas 10estivadores, que num período de tempo de trabalho de 8 horas descarregaram 800 sacos ao preço unitário de R$;1,00, o que resultou num valor total de 800,00. Qual seria o valor total se o preço unitário passasse para R$;1,20?

Economia do trabalho:

A economia do trabalho procura entender o funcionamento do mercado e a sua dinâmica relacionada ao trabalho. Os mercados de trabalho funcionam através das interações entre trabalhadores e empregadores. A economia do trabalho observa os ofertantes de força de trabalho, seus demandantes e tenta entender os padrões resultantes de salários e outras rendas do trabalho, de emprego e desemprego.

Economia e direito:

É uma abordagem da teoria do direito que aplica metados da economia ao direito. Inclui o uso de conceito econômico para explicar os efeitos de normas legais a fim de determinar quais normas são economicamente eficiente e para prever quais normas serão.

Mercado:

A microeconomia , tal como a macroeconomia, é um método fundamental de análise á economia enquanto sistema .Examina o comportamento dos agentes (tais como como os agregados familiares a as firmas) e suas interações em mercados específicos, considerando a escassez de recursos e a regulação governamental .Um determinado mercado pode ser para um produto ,por exemplo milho, ou de serviços de um fator de produção, por exemplo, os serviços de um pedreiro .A teoria considera agregados de um quantidade demandada por compradores e quantidade ofertada por vendedores para cada preço possível por unidade .A microeconomia une esses dois aspectos para descrever como o mercado pode atingir o equilíbrio entre o preço e a quantidade negociada ou explicar as variedades do mercado ao longo do tempo.

Esta analise das alterações num mercado geralmente parte do pressuposto simplificador de que o comportamento nos outro mercados permanece inalterado.

Analise da demanda

A teoria da demanda ou procura de uma mercadoria ou serviço dividi- se em teoria do consumidor(demanda individual ) e teoria da demanda de mercado.

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo . a procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, as principais são o preço dos bens , a renda do consumidor e as preferencias e hábitos de do individuo .

Oferta de mercado:

Pode-se conceituar oferta como as varias quantidades que os produtos desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda , a oferta depende de vários fatores , entre eles de seu próprio preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários .

A relação direta entre a quantidade ofertada de um bem o preço desse bem deve-se ao fato de que um aumento do preço de mercado eleva a rentabilidade das empresas , estimulando –as a elevar a produção .

Produção ,Custo e Eficiência:

Produção é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. O conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços , como transportes atividades financeiras , comercio e outras atividades. No processo de produção , diferentes insumos ou fatores de produção são combinados , de forma a produzir o bem ou serviço final . As formas como esses insumos são combinados constituem os chamados processos ou métodos de produção, que podem ser intensivos em mão de obra .A escolha de um método ou processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com