TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Gerais de Economia

Por:   •  30/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos Gerais de Economia.

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos? Mínimo de 15 linhas.

RESPOSTA:

Identificamos essa relação dos problemas econômicos fundamentais com a escassez de recursos produtivos escassos. Primeiro com a necessidade humanas, que são limitadas e mutáveis, existe uma diferença das necessidades de alguém que vive hoje em dia, com uma pessoa que vivia no século passado, existe um aprimoramento e uma sofistificação do ser humano com suas necessidades, isso sempre alinhado com a tecnologia de sua época, sempre fazendo com que suja sempre uma nova necessidade, como aparelhos eletrônicos que nos ajudam no nosso dia a dia, assim mudando nossas prioridades, um desejo de elevação de padrão de vida. Segundo, produtivos escassos, que são o trabalho, capital, recursos naturais, tecnologia e capacidade empresarial. Esses são os recursos de produção, sendo eles escassos, não podemos produzir tudo para todos ao mesmo tempo, sendo isso ser o problema econômico, entendendo isso, vemos que exatamente por haver escassez que existe ciência econômica,onde se não houvesse escassez, ou seja, todos os recursos fósseis abundantes, não se tinha uma necessidade de estudar questões que existe nesse tipo de ciência, como inflação, crescimento econômico etc. Pois, a partir da escassez podemos resolver custos produtivos de maneira eficiente, para aumentar o bem estar social e atender o máximo possível as necessidades humanas.   

2. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada? Mínimo de 20 linhas.

RESPOSTA:

Primeiro vamos analisar a economia de mercado, também chamada de economia capitalista, tendo como seu princípio a lei da ordem e demanda. Essa lei basicamente funciona da seguinte forma: se um produto qualquer  tiver uma maior disponibilidade (estiver em mais abundância no mercado) ele se torna mais barato, e o inverso quando a uma escassez do produto, ele tende a ser mais caro. Sendo essa lei que vai nortear as decisões econômicas a serem tomadas, como produção de bens, a prestação de serviços e procura por consumo. Nesse sistema o agente econômico que controla todo esse sistema é a iniciativa privada. Isto é, o que controla a quantidade de seus bens produzidos quando relacionado às demandas, são das empresas privadas que controlam, com nenhuma interferência do Estado. Tendo como base esse tipo de economia, um viés mais liberalista, que é mostrado como uma liberdade de produção e comércio. Agora vamos entender o que seria o oposto da economia de mercado, a economia centralizada ou planificada. A economia centralizada diferente da de mercado, não tem como princípio regulador o mercado, e sim o governo, juntamente com as autoridades e os técnicos que trabalham nos setores estatais. Vemos que nesse sistema no lugar das empresas regirem o mercado, o Estado que define como as empresas devem funcionar, sempre ditando qual é a estratégia financeira da empresa, e o que e quanto vai ser produzido, fazendo dessas empresas estatais. Tendo como característica uma espécie de plano traçado para um determinado período quinquenal. Ou seja, um plano de cinco anos, e nesse período vai se trabalhar  todas suas diretrizes para o crescimento econômico. Uma diferença entre a economia de mercado e a centralizada, é seu objetivo, tendo como a economia de mercado um objetivo que é regido principalmente o lucro, a economia centralizada visa atender as decisões do estado, pois não existe um mercado, o próprio estado cria sua economia com suas empresas estatais, sendo que os preços dos produtos e dos serviços não dependem da lei da oferta da oferta e demanda, vai ser o governo que dita esse planejamento do país.

3. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação? Mínimo de 6 linhas.

RESPOSTA:

As curvas de possibilidade de produção (CPP) são as representações do máximo que um país pode produzir, utilizando todos seus recursos produtivos que ele possui. E definimos como a capacidade máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com