TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de planejamento e controle de produção

Projeto de pesquisa: O conceito de planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------------pág. 3

Etapa 1-------------------------------------------------------------------------------------------------pág. 4

Etapa 2-------------------------------------------------------------------------------------------------pág. 6

Etapa 3-------------------------------------------------------------------------------------------------pág. 8

Etapa 4 ----------------------------------------------------------------------------------------------pág. 10

Conclusão -------------------------------------------------------------------------------------------pág. 11

Bibliografia------------------------------------------------------------------------------------------pág. 12

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade demonstrar o quanto o planejamento, a programação e controle da produção de toda a rede de uma empresa desde a sua manufatura, a produção e finalidade de um produto ou um serviço tem colaborado para o sucesso.

Este trabalho também irá demonstrar quais são as melhorias significativas de resultados, quando a atuação trata dos quesitos relacionados ao PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção. Mostra-se também algumas ações que são de extrema importância a serem implementadas durante todo esse processo, que visa sempre alcançar novas estratégias para proporcionar ao cliente o melhor Just Time possível.

As bruscas mudanças de mercado no processo de globalização e a grande competitividade fazem com que as empresas busquem melhorias contínuas para não perder espaço. Uma dessas melhorias é a flexibilidade, rapidez nos projetos de implantação de novas tecnologias e baixo lead times, ou seja, sem perder tempo.

Etapa 1

Conceito de Planejamento e Controle de Produção

Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi planejado no tempo certo e a quantidade e com os recursos corretos. PCP trata dados de varias áreas, transformando em informações, supervisiona a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade encomendada.

O planejamento estará concluído quando forem respondidas as seguintes questões:

• O que é produzir? - Determinação do produto a ser feito.

• Quanto produzir? - Quantificação da produção.

• Com que produzir? - Definição do material a ser usado.

• Como produzir? - Determinação do processo (modo de fazer).

• Onde produzir? - Especificação dos equipamentos.

• Com quem produzir? - Quantificação da mão de obra.

• Quando produzir? - Estipulação do prazo de execução.

Apos a configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento chamado "plano mestre de produção" (PMP), que é a diretriz de produção.

No planejamento, deve obedecer a uma sequência na obtenção de suas metas.

As etapas são:

• Receber previsão de vendas da área comercial, expressando intervenção de vendas por produto em um determinado período (consumo).

• Verificar nível de estoque atual (estoque inicial).

• Quantificar nível desejável de estoque futuro, definindo a quantidade que ficará estocada após cumprir a demanda prevista (estoque final).

• Quantificar a produção a ser cumprida, que então passa a constituir-se na meta de produção do período.

• Verificar o estoque de matéria-prima e os insumos diversos, determinando itens a serem adquiridos pelo setor de suprimentos, necessários para a obtenção da meta de produção estabelecida.

• Calcular, em função do nível de produção e das horas previstas de trabalho, a necessidade de equipamento e de mão de obra ou, ainda, em função dos equipamentos disponíveis, calcular as horas de trabalho necessárias ao entendimento do plano de produção.

• Definir prazo para início e término da produção quantificada.

O prazo de vendas é fundamental para a indústria definir o total a ser produzido num determinado tempo a partir daí, quantificar as necessidades de material, mão de obra e equipamentos. O processo é realizado pela empresa e visa conceder, as metas de vendas a serem alcançadas no futuro, adotando critérios estatísticos na determinação e unindo informações sobre a tendência do mercado.

Após escolher os tipos de produtos a serem fabricados, e escolher o tipo de produção, definir a quantidade a ser fabricada e especificar o material a ser utilizado e de quantificar os insumos, após definir o processo que consiste na escolha da sequência de operações e dos tipos de equipamentos que vão ser utilizados.

A próxima etapa volta-se ao aprazamento e define o prazo necessário para a conclusão da tarefa, com o tempo previsto de início e de fim. Permite prever a data em que o trabalho será concluído.

Etapa 2

Programação da Produção

Ao iniciar a execução, seguindo o plano traçado, é chegado o momento de começar também a fase de controle, Controlando todo o processo e checando cada etapa. Medir o desempenho, identificar desvios no planejamento, localizar erros que logo ocorram e direcionar um plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com