TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de planejamento e controle de produção

Projeto de pesquisa: Conceitos de planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas ATPS

Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Antônio Álvaro C. Ferreira - RA: 6947460407

João Paulo de Sousa Rios - RA: 6787416310

João Romero Rodrigues- RA: 6995512456

Márcio dos Santos Ferreira - RA: 6945452643

Mendersohn F. da Costa RA: 6945453160

TAGUATINGA / DF

2014

Antônio Álvaro C. Ferreira RA: 6947460407

João Paulo de Sousa Rios RA: 6787416310

João Romero Rodrigues RA: 6995512456

Márcio dos Santos Ferreira RA: 6945452643

Mendersohn F. da Costa RA: 6945453160

Professora tutora presencial: Cátia Almeida

Professor tutor à distância: Luiz Manuel Palmeira

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como exigência parcial da Disciplina Planejamento, Programação e Controle de Produção, sob orientação da Professora. Tutora presencial Cátia Almeida.

TAGUATINGA / DF

2014

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................................04

Conceitos e aspectos relevantes do PPCP.................................................................................05

Conceitos e aspectos relevantes do PPCP.................................................................................06

Programação da Produção e Fluxo de Caixa Relevante...........................................................07

Programação da Produção e Fluxo de Caixa Relevante...........................................................08

Controle da Produção................................................................................................................09

Considerações Finais.................................................................................................................10

Referências Bibliográficas........................................................................................................11

INTRODUÇÂO

Neste relatório serão apresentados alguns conceitos sobre Planejamento e Controle de Produção, suas contribuições para a conquista de objetivos dentro da organização.

Observaremos ao final desta etapa que o estudo do Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção facilita o aprendizado e o entendimento dos princípios que regem os sistemas de produção, auxiliando o aluno a entender o projeto de um sistema de produção. Esse planejamento pode ser aplicado tanto em curto, médio, como longo prazo, e ajuda na elaboração de propostas de melhorias, para que o sistema mantenha-se efetivo no ambiente competitivo em que a empresa atua.

Este relatório tem o objetivo de mostrar os aspectos técnicos e operacionais ligados à atividade de Planejamento e Controle de Produção, para a compreensão das necessidades e finalidades desta atividade dentro da empresa.

Diante da postura de ferramentas e seu uso pelas organizações motivadas pela importância do planejamento, programação e controle de produção não só por imposições mercadológicas, mas na forma da gestão.

Assim o planejamento da produção é fundamental, pois primeiro é necessário saber o que deverá ser produzidos, em que condições e com quais índices de qualidade e produtividade, logicamente estes dados tem que ser comparados com a capacidade produtiva da empresa.

Conceitos e aspectos relevantes do PPCP

O planejamento, programação e controle de produção chamado também PPCP é uma tecnologia de gestão que tem o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia do processo de produção da empresa. Como já visto em disciplinas anteriores a eficiência e a eficácia tem significados diferentes, pois, a primeira respectivamente se refere a utilização adequada dos recursos empresariais enquanto a segunda se refere ao alcance dos objetivos.

Eficiência da máquina é uma formula matemática para se medir o desempenho da produção, tal fórmula é: E=X/C.

E= eficiência da máquina

X= uso real da máquina

C= capacidade total da máquina

O PPCP pode ser também definido como uma ferramenta administrativa que determina antecipadamente as metas a serem alcançadas e quais os meios e os métodos que devem ser utilizados e seguidos para da melhor maneira possível chegar ao resultado final da produção.

No planejamento serão determinados as prioridades, o tempo, a demanda, os meios, os recursos e as variáveis ligadas ao processo de produção tendo fixado os objetivos.

O controle é uma ação administrativa utilizada para a correção e menção da qualidade e do bom funcionamento da produção com o intuito de dar segurança para que os planos sejam executados da melhor maneira possível e corrigindo falhas que venham a surgir durante o processo.

Principais objetivos envolvidos no PPCP: custo, qualidade, confiabilidade, flexibilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com