TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos teóricos da Matemática Aplicada à Gestão

Resenha: Conhecimentos teóricos da Matemática Aplicada à Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

7 – Matemática Aplicada

(...) Arquimedes será lembrado enquanto Ésquilo foi esquecido, porque os idiomas morrem mas as ideias matemáticas permanecem. "Imortalidade" pode ser uma ideia tola, mas provavelmente um matemático tem a melhor chance que pode existir de obtê-la. (G.H.Hardy)

7.1 – Conhecimentos teóricos da Matemática Aplicada à Gestão.

A teoria matemática trouxe enorme contribuição à gestão permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos. Desenvolveu a aplicação de técnicas bastante avançadas para instrumentalizar a gestão das organizações e concede, sobretudo um formidável suporte na tomada de decisões, pois otimiza a execução de trabalhos e diminui os riscos envolvidos nos planos que afetam o futuro a curto ou longo prazo.

A Teoria Geral da gestão tem recebido no decorrer dos últimos trinta anos uma infinidade de contribuições da Matemática sob a forma de modelos matemáticos capazes de proporcionar soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de gestão geral. Boa parte das decisões administrativas pode ser tomada na base de soluções assentadas em equações matemáticas que simulam certas situações reais, que obedecem a determinada “leis” ou regularidades.

A teoria matemática aplicada a problemas administrativos é mais conhecida como Investigação operacional e tem como base a ideia de que os modelos matemáticos podem simular situações empresariais e ajudar os gestores nas suas tomadas de decisão principalmente com o apoio da informática.

7.2 – As lojas Riachuelo possuem financiamento próprio ferece diversas facilidades de pagamento, como o parcelamento das compras no cartão de crédito

 Importância matemática e financeira - A matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa, e, sua aplicação, quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados. Podemos conceituá-la, de maneira simplista, como o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro, levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo (time value money). As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo. Avalia-se a forma como o dinheiro está sendo ou será empregado, de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com