TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constitucional

Por:   •  19/6/2015  •  Tese  •  6.147 Palavras (25 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 25

Ensino Médio: elaboração de materiais didáticos em Química

                                                                   
Fernanda Hellen Souza de  Oliveira
                                                                                     
Licenciada em  Química
                                               Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                                                     e-mail: ferhellen.pp@gmail.com

Resumo: Os materiais didáticos propostos pelas escolas de Ensino Médio não são de qualidade, repelindo o interesse dos alunos e a aprendizagem significativa dos mesmos. É crescente a insatisfação dos mesmos com a metodologia de trabalho dos professores, tendo como resultado a reprovação ou a incapacidade de desenvolvimento sobre o conteúdo proposto. Nesse contexto, entende-se que é necessário a elaboração de materiais didáticos alternativos em Química para a melhor compreensão da disciplina na escola, otimizando não só o desempenho dos alunos como a relação professor-aluno. Aproximar os conteúdos teóricos e situações de vida prática é muito importante para a formação de um cidadão. O objetivo é, com um material didático que relaciona a teoria com a prática e o nível microscópico com o macroscópico, produzir interesse dos alunos do Ensino Médio pela Química. A metodologia de execução é a pesquisa documental, bibliográfica e empírica no qual se utilizou a coleta de dados, nos sites Periódico Capes, Portal da Química, Biblioteca de Pós-Graduação, entre outros. Uma leitura detalhada foi realizada para o auxílio da formação da estrutura do artigo. Os resultados apontam que há necessidade de mudança no entendimento dos alunos pela disciplina de Química por conta da dificuldade da maioria, sendo assim fundamental a elaboração de um material didático que seja capaz de atrair o interesse dos alunos e de relacionar a teoria com a prática. As conclusões indicam que há interesse  dos alunos em conhecer a Química através dos materiais didáticos alternativos.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Alternativos. Conteúdo.



Sumário: 1 Introdução. 2 Ensino Médio – elaboração de materiais didáticos em Química. 3 Insatisfação do desempenho nas aulas de Química. 4 Elaboração de materiais didáticos em Química. 5 Metodologia de Execução. 6 Resultados. 7 Discussão. 8 Conclusão. 9 Referências.










1 Introdução                                           

        É visto que parte dos alunos do Ensino Médio não apresentam interesse na disciplina de Química. Os professores e as escolas, por sua vez, não cumprem o papel que é de formar um cidadão e prepará-lo para o mercado de trabalho. O que se tem é o contrário, aumento no número de reprovados, aumento na taxa de evasão escolar e alunos que concluem o Ensino Médio sem uma aprendizagem significativa, incapazes de formar um conhecimento concreto. Com isso, uma maneira de otimizar a relação aluno-professor e aumentar o interesse dos estudantes, é com a elaboração de um material didático em Química, capaz de melhorar a relação dos alunos entre a teoria e a prática. Para superar essa carência de didática, um material com experimentos fáceis pode mudar a visão dos estudantes sobre o que é a Química.
        É importante lembrar que o trabalho do professor não deve ser apenas de apresentar o conteúdo aos alunos, mas também criar maneiras de envolver os estudantes com aulas mais dinâmicas para que os mesmos tenham interesse não só pela ciência, mas sim em aprender. Alunos que vêem motivo para aprender têm seu desempenho elevado e conseguem vincular o conteúdo trabalhado com o contexto social no qual está inserido.
        O foco de estudo estabelecido é o Ensino Médio e se justifica ao dizer a respeito da área da didática. É de conhecimento geral que as escolas e professores não se preocupam com a aprendizagem do aluno, esse problema deixa vazio o conhecimento dos estudantes sobre a matéria apresentada na aula, sobretudo a Química. Materiais didáticos em Química, que incluem conceitos químicos básicos, resolveriam parte deste problema, a outra parte a ser resolvida é pelos professores, que precisam transmitir seu conhecimento de modo que os alunos compreendam os fenômenos químicos vistos tanto na teoria como na prática.
        A confecção desses materiais didáticos é econômica e simples, não havendo a necessidade de ter alguma especialidade ou técnica. Parte dos materiais pode ser reaproveitada pelo professor, tendo a liberdade de usá-los em mais de uma turma por mais de uma única vez.
        Desta forma, justifica o título com objeto de estudo no Ensino Médio, oferecendo uma nova dinâmica de modo que desperte o interesse pela química.
        O foco, como dito antes, é no Ensino Médio e a necessidade da elaboração de materiais em Química com especial atenção para experimentos fáceis, abordando o conteúdo no níveis macroscópico e microscópico.
        O objetivo da pesquisa é produzir interesse nos alunos pelo ensino, aprendizagem e conhecimento em especial na área da Química.
        A pesquisa se direciona na seguinte questão: qual a necessidade do uso de materiais em Química para o Ensino Médio?
        Da questão problema surgem respostas e hipóteses a serem investigadas. A primeira hipótese indica para impropriedade da proposta de usar materiais didáticos durante a aula e assim perder o tempo do professor. A segunda hipótese indica para o uso do quadro ao invés de experimentos. A outra hipótese indica para o uso de material didático em Química, efetivando o aprendizado dos alunos.
        A metodologia de execução utilizada na investigação foi a pesquisa bibliográfica, documental e empírica.
        As fontes bibliográficas centralizam-se nos banco de dados oficiais, entre elas destacam-se os sites do Domínio Público, Portal da Química e Bibliotecas de Pós-Graduação, entre outros. Faz parte também do material coletado, artigos e dissertações de mestrados. Uma leitura detalhada foi realizada para o auxílio da formação da estrutura do artigo.
        
revisão bibliográfica [.............................]
        Os resultados da pesquisa apontam que os alunos do Ensino Médio têm dificuldade em compreender o conteúdo apresentado pelo professor e não manifestam interesse em aprender a matéria, sobretudo na disciplina de Química. Isso faz com que seja necessário uma dinâmica diferente da que é tratada pela escola e pelo corpo docente.
        Um material alternativo otimizará o desempenho dos alunos e sua concepção entre o mundo microscópico e macroscópico através dos fenômenos químicos observados nos experimentos.
        A idéia da elaboração de um material didático em Química suprirá uma escassez presente no Ensino Médio em relação a materiais didáticos, otimizando o desempenho dos alunos na disciplina de Química.
         Na introdução tem-se uma visão geral sobre o tema. Depois, foca no objeto de estudo que é o Ensino Médio e a elaboração de materiais didáticos em Química. Diante da falta de recursos para envolver os alunos nas aulas de Química, a solução é a elaboração de materiais didáticos em Química. Seguido pelo tópico de metodologia de execução, o qual descreve os passos feitos durante a pesquisa. Após isso, tem-se os resultados dos materiais obtidos da pesquisa realizada. Por último, tem-se a discussão para formar o objeto de estudo, a conclusão e por fim as referências.
         As escolas e os professores do Ensino Médio, precisam fazer com que os alunos sintam interesses pela aula de Química e que os mesmos tenham uma aprendizagem significativa sobre a disciplina. Por conta disso, há necessidade da leitura e discussão no Ensino Médio e a elaboração de materiais didáticos em Química.


2 Objeto de Estudo
         
         O Ensino Médio brasileiro possui carência quando se diz a respeito de maneiras de florescer o interesse dos alunos pelas disciplinas, em especial a Química. Nesse sentido, é preciso focar o estudo na elaboração de materiais didáticos em Química.
          “Os educadores consideram que o conteúdo deve englobar aspectos tanto no nível macroscópico (fenomenológico) quanto do microscópico (teórico-conceitual; atômico-molecular).” (SANTOS, Wildson L. P. dos. ; O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de mestrado, Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, 1992.)
          Observa-se que há uma necessidade que os alunos consigam relacionar o que é visto na teoria com o que é visto nos experimentos. Os conteúdos da disciplina de Química são complexos e requerem complementos para compreendê-los. Com isso, os materiais didáticos são uma alternativa para ajudar os alunos a entender essa disciplina tão temida.
                 
                 Muitas críticas ao ensino tradicional referem-se à ação passiva do aprendiz que frequentemente é tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe. Tais informações, quase sempre, não se relacionam aos conhecimentos prévios que os estudantes construíram ao longo de sua vida. E quando não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem não é significativa.        
(cf. Cleidson Carneiro Guimarães.
Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa.  Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf Acesso em: 01 maio 2015.)
        
        
Quando o aluno consegue fazer relações entre o que ele já sabe e o que o professor expõe nas aulas, a aprendizagem acontece facilmente. O professor deve se preocupar, antes de apresentar um novo conteúdo, com o que o aluno já sabe e se isso é o suficiente para que ele compreenda o novo conteúdo dado.


                Aprender por descoberta é adquirir conhecimentos novos pelo uso da própria mente; é aprender envolvendo-se ativamente no processo de aquisição do conhecimento; é participar da construção do próprio conhecimento.
Descobertas podem ser realizadas de muitas formas diferentes. Todas elas, entretanto, requerem a participação ativa de quem descobre ou aprende.
Para quem ensina Ciências, umas das formas mais simples de promover descobertas é a redescoberta. Nesta, o aluno descobre princípios já estabelecidos, mas ainda não do seu conhecimento. Isto diferencia as atividades desta técnica de outros tipos, em que o produto da descoberta pode ser inteiramente original (...)
Os conhecimentos construídos pelos alunos através da redescoberta apresentam vantagens importantes. São motivadores e gratificantes. São facilmente memorizados e transferidos a nova situações. Além do conhecimento adquirido nas redescobertas, o aluno tem oportunidade de desenvolver habilidades e atitudes. A aquisição de habilidades como observar, comunicar-se, . desenvolvido o raciocínio é importante para todo o ser humano.
(cf. Moraes e Ramos. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/producao/delpino/espacos_escola_10.pdf  Acesso em: 24 abr. 2015.)

          É visto que quando o aluno participa, junto ao professor, da construção do seu próprio conhecimento, consegue fazer novas relações do conteúdo e inserir ele no cotidiano. O foco do material didático é esse, envolver o aluno, tornando a aula mais interessante e produtiva.
        Assim, pode-se dizer que o conhecimento e a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio têm significado quando os mesmos se interessam pelas aulas, conseguindo abrir um espaço para o conteúdo abordado em sala de aula. Isso é possível com a elaboração de um material didático em Química.
         Visto o objeto de estudo com foco no Ensino Médio e seus materiais didáticos, percebe-se que o problema está no desempenho dos alunos nas aulas de Química nas escolas. Tema de discussão do próximo tópico.




3 Insatisfação do desempenho nas aulas de Química
        
        
As escolas de Ensino Médio não apresentam qualidade no ensino de Química. A disciplina está cada vez mais defasada e esquecida pelos alunos, além de ser complexa, não tem professores que consigam florescer o interesse dos alunos. A relação entre a teoria e a prática é importante para a aprendizagem e pode ser conseguida com um material didático que consiga resolver este problema. Porém, o que se observa é a insatisfação do desempenho nas aulas de Química por conta da falta de um material didático de qualidade.
        
As aulas de química costumam ser metódicas, onde o professor apresenta o conteúdo para o aluno e não se preocupa se o mesmo está adquirindo algum conhecimento sobre o conteúdo. Por exemplo, os alunos vêem na escola o ponto de ebulição da água, a situação das moléculas nesse estado, a pressão de vapor e a pressão atmosférica, porém não pensam nisso quando estão fervendo água em suas casas, ou seja, não usam, na prática, o que foi visto antes na teoria. Isso é apenas um exemplo de como o material didático é falho em fazer com que os alunos relacionam a teoria com a prática e que, acima de tudo, entendam o que estão fazendo. Com isso, volta-se para a questão: qual a necessidade do uso de materiais em Química para o Ensino Médio?
          Assim, sabe-se que as escolas do Ensino Médio precisam de um material didático alternativo porém o que é visto é a inexistências dos mesmo, tendo como resultado a insatisfação do desempenho nas aulas de Química.
         Visto a questão problema, o assunto do próximo tópico é a possibilidade da elaboração de materiais didáticos em Química, como superação da insatisfação do desempenho dos alunos.



4 Elaboração de materiais didáticos em Química
        
        

         A variação didática (uso de tecnologia, aulas alternativas, materiais didáticos diferentes, etc.) contribuem para a aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Química. Com isso, as escolas precisam mudar sua metodologia de ensino defasada para que o desempenho dos alunos seja satisfatório para ambas as partes, tanto para a escola como para os responsáveis. A elaboração de um material didático para a disciplina de Química é uma alternativa para a qualidade do ensino nas escolas.
          Nota-se que a questão problema indica qual é a necessidade de materiais em Química para o ensino médio.
        A primeira hipótese indicada tem-se o foco na impropriedade da proposta de usar materiais didáticos durante a aula e assim perder o tempo do professor. Porém o que se observa é que o tempo gasto para mostrar aos alunos o conteúdo abordado na aula com o auxílio do material didático é valioso pois o conteúdo é mais compreendido do que em uma aula “normal”, usando apenas o quadro ou livros. Logo, faz-se que essa hipótese é inadequada.
         A segunda hipótese indicada tem-se o foco no uso do quadro ao invés de experimentos. Porém o que se observa é que apenas com o uso do quadro a compreensão dos alunos sobre o conteúdo fica limitada, pois com a complexidade da disciplina de Química, é necessário que o aluno tenha uma visão não só microscópica das coisas mas também tridimensional, o que não é possível apenas com a utilização do quadro. Logo, faz-se que essa hipótese é inadequada também.
        A hipótese indicada para o uso de material didático em Química se mostra mais adequada para a efetividade da aprendizagem dos alunos. Nota-se que essa proposta de uma aula alternativa contribui fortemente para a aprendizagem do educando.
         Essa proposta já é utilizada e vem ganhando espaço entre as escolas.
                
         “O ensino de ciências, na maioria das escolas de 1º e 2º graus, ainda está próximo de uma tortura, na medida em que se limita a obrigar os alunos a decorarem textos, fórmulas e extensas listas  de nomes complicados. Este conteúdo, quase sempre, nada tem a ver com a realidade deles.” (Zero Hora. Caderno Vida. 05-11-92).

        A qualidade do ensino melhora  quando a teoria consegue se relacionar com a prática, quando o microscópico se relaciona com o macroscópico e quando o professor consegue apresentar o conteúdo de maneira com que o aluno consiga absorver o mesmo. Para isso, não há necessidade de fórmulas ou a metodologia do “decoreba”. Utilizando materiais didáticos nas aulas, fica, de certa maneira, fácil compreender o conteúdo.
        Assim, a preocupação das escolas com a aprendizagem de seus alunos, sobretudo na disciplina de Química, pode ser resolvida com a elaboração e utilização de materiais didáticos em Química, capazes de melhorar o rendimento das aulas e florescer o interesse dos alunos pela disciplina.
        Equacionando a questão problema passa a descrever a metodologia de execução para a realização da pesquisa, a seguir.



5 Metodologia de Execução
 

        O registro da metodologia de execução mostra o caminho realizado para a pesquisa, de modo que oriente outros pesquisadores e mostre os passos dados até a conclusão do estudo. A elaboração de material didático em Química foi feita através de uma pesquisa qualitativa.
        A investigação foi realizada por meio de “pesquisa de revisão da leitura”, ou seja, uma pesquisa a partir de uma seleção de obras com intuito de formar um diálogo entre os autores para se alcançar uma conclusão do assunto estudado.
        Materiais como, artigos, textos, dissertações e livros foram utilizados para a pesquisa bibliográfica afim de coletar informações suficientes para o tema da pesquisa.
        Foi realizada também, uma pesquisa empírica ou pesquisa de campo que coleta dados a partir de observações. Nesse caso, a pesquisa foi feita a partir de jogos de Química criados por alunos do Ensino Médio de uma determinada escola.
        Logo, a pesquisa realizada é bibliográfica e empírica.
        As fontes bibliográficas centralizam-se nos banco de dados oficiais, entre elas destacam-se os sites do Domínio Público, Portal da Química, Bibliotecas de Pós-Graduação, entre outros. Faz parte também do material coletado, artigos e dissertações de mestrados.
        Com o material já coletado, uma leitura detalhada foi feita para a seleção daqueles que contém informações importantes para o andamento da pesquisa. Após essa seleção, o artigo começa a ser estruturado.
        Assim, a metodologia de execução foi a pesquisa bibliográfica através do banco de dados e empírica através da observação do trabalho de outros autores de modo a garantir uma compreensão do tema do estudo que no caso é a elaboração de materiais didáticos em Química e sua necessidade nas escolas.
        Do registro da metodologia passa a indicar os resultados da coleta de dados.




6 Resultados


         Os resultados vêm a partir da coleta do banco de dados, ou seja, das referências escolhidas para construir o artigo e o objeto de estudo.
        Apresenta-se então os resultados que indicam que há necessidade de uma mudança no método das aulas de Química para que os alunos compreendam o conteúdo e sintam interesse em aprender o mesmo.
        Diante disso, cabe as escolas e docentes que utilizem um material didático alternativo ao que usam atualmente. Com essa aquisição, além do interesse dos alunos, o desempenho dos mesmos também melhorará pois a aprendizagem será significativa.
        Logo, organiza-se os resultados obtidos ao longo da pesquisa a partir do tema que é, Ensino Médio: elaboração de materiais didáticos em Química.
        Os principais documentos pesquisados foram:
        a) o documento
“Jogo Didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação” diz que:
                
Nos últimos anos a pesquisa em Ensino de Química vem produzindo conhecimento e dando suporte ao planejamento de cursos – inclusive universitários – que favoreçam a produção, por parte dos alunos, de conhecimentos significativos não só sobre o conteúdo das disciplinas científicas como também sobre o processo de construção da própria Ciência. Nesse contexto, as práticas pedagógicas se efetivam, em sala de aula e nos laboratórios de ensino, com o uso de diferentes recursos didáticos como textos escritos dos mais variados gêneros, imagens e softwares. [...]
Os jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem - resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras habilidades. [...]
Acreditamos, então, que o jogo didático no Ensino Médio pode constituir-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e atender às características da adolescência.
(cf. Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Manoel Augusto da Silva Guerreiro e Robson Caldas de Oliveira.
Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/690/467 Acesso em: 08 de jun. de 2015)

        
O texto diz que os jogos didáticos são ferramentas que auxiliam a aprendizagem significativa do aluno, o tornando capaz de resolver problemas e criar conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com