TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtora Tenda

Seminário: Construtora Tenda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Seminário  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

Fonte boletim Insight www.institutomvc.com.br 02/2000.

4.2.1 Recurso Marca

A credibilidade que a empresa TENDA Construtora tem no cumprimento dos prazos de entrega de seus apartamentos é o aspecto forte do recurso, porém a empresa está debilitada de fornecimento de materiais onde muitas vezes existe um atraso na entrega. Com a aliança entre as duas empresas existe a oportunidade de melhorar a logística de recebimento de materiais.

4.2.2 Recurso Contratos de Negócio

A TENDA Construtora possui muitos contratos de venda de apartamentos e casas, mas ainda não possui contrato para fornecimento de materiais de construção, esse procedimento se dá em forma de cotação nas lojas cidade uma vez que na classificação de construtora não consegue comprar diretamente nas indústrias.

4.2.3 Recurso Procedimentos Eficientes

A equipe da empresa possui bastante conhecimento técnico e isso faz com que os procedimentos se tornem mais eficientes, porém existem muitas paradas nas obras devido a falta de recursos materiais. A oportunidade está em um contrato de fornecimento de longo prazo.

4.2.4 Recurso Habilidades Gerenciais

O gestor da TENDA Construtora possui uma boa visão dos negócios da empresa, porém está sobrecarregado, pois a demanda dos serviços é muito grande. Com a aliança um dos três gerentes da Casa e Companhia assumiria a gerência de projetos auxiliando o gerente da construtora e sendo um intermediário entre as duas empresas.

5. EMPRESA ESCOLHIDA PARA A ALIANÇA

A empresa escolhida para realizar a aliança estratégica com a Casa e Companhia é a Rede de lojas Construir. A rede construir possui mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil nos estados de RS, PR, SP, RJ, MG, PE, ES e CE. Está em fase de expansão e estudando a possibilidade do ingresso de novas lojas à rede. Com a casa e companhia ingressando na rede Construir ganhará poder de barganha na hora da compra e conseguirá ampliar suas vendas. Abaixo segue a análise das forças e fraquezas da empresa.

5.1 FORÇAS E FRAQUEZAS: Rede Construir.

Empresa Rede Construir.

RECURSOS FORÇA FRAQUEZAS OPORTUNIDADE

MARCA Conhecida a nível nacional

Pouco conhecida na cidade da Casa e Companhia

Fortalecimento da marca, oportunidade de mudança, uma vez que para ingressar na rede terão que ser feitas uma série de mudanças;

Contratos de Negócios Contrato com mais de 200 lojas na rede

Poucos contratos com grandes fabricantes.

Oportunidade de anexar a empresa Tigre à rede por estar próximo a Casa e Companhia

. Procedimentos Eficientes Padronização da rede

Demora no processo burocrático para ingresso de novas lojas;

Oportunidade de ingressar mais um estado à rede e expandi-la

Habilidades gerenciais Visão Estratégica

Pouco presente nas lojas da rede

Aumentar o potencial humano da rede com o ingresso de mais um gerente capacitado para dar sugerir mudanças.

5.1.1 Recurso Marca

A marca “Rede Construir” é conhecida a nível nacional o que traz a força de uma marca forte e consistente para a Casa e Companhia, porém a rede é pouco conhecida na cidade onde está localizada a Casa e Companhia. Para ingressar na rede a Casa e Companhia terá que fazer uma série de mudanças em sua empresa e trabalhar com um planejamento de marketing a fim divulgar a aliança que será feita entre as duas empresas.

5.1.2 Recurso Contratos de Negócio

A Rede possui contrato com mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil, porém possui poucos contratos com grandes fabricantes da região onde a Casa e Companhia está inserida. Existe a oportunidade da Casa & Companhia ser um intermediário para o ingresso de grandes empresas como a Tigre ingressar como fornecedora da rede.

5.1.3 Recurso Procedimentos Eficientes

A rede é padronizada e todas as lojas pertencentes a ela seguem uma política de padronização gerando confiança para os consumidores.

5.1.4 Recurso Habilidades Gerenciais

O presidente da Rede, Sr. Rogério Bis possui visão estratégica de negócio, porém, como existem mais de 200 lojas na rede dificilmente consegue visitá-las para fortalecer os laços internos entre as lojas.

6. TIPOLOGIA DE RELACIONAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Silva Junior apud Barringer e Harrinson, as tipologias de relacionamento organizacional se dividem segundo a forma que as empresas estão ligadas podendo variar em ligações próximas e ligações distantes. Nas ligações classificadas como próximas estão as formas organizacionais de joint venture que são determinadas pela criação de uma terceira empresa através de parte dos recursos de duas ou mais empresas, Rede que são determinadas pela configuração de um conjunto de empresas com uma empresa local organizando as interdependências do conjunto e o Consórcio que se determina a grupos de empresas orientados para o desenvolvimento de tecnologias e soluções de problemas. (SILVA JUNIOR 2006 p.74 apud BARRINGER E HARRINSON 2000 p.383).

Nas ligações classificadas como distante encontramos no mesmo autor a forma de Aliança que consiste em um arranjo entre duas ou mais empresas que estabelecem uma relação de troca entre si sem haver propriedades conjuntas, a forma de Associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com