TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Desempenho Construtora Norberto Odebrecht S.A.

Seminário: Gestão de Desempenho Construtora Norberto Odebrecht S.A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Seminário  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho – ATPS etapa 2,

Apresentado para avaliação da disciplina

Gestão de Desempenho

UNIDADE: Campus Marte

TURMA: Gestão em Recursos Humanos 3º Série A

PROFESSORA: Silmara

INTEGRANTES DA EQUIPE: Agda Maria Barros Araújo Gomes 5218944274 Edna Jaqueline Fonseca Paiva 5830180729

Eliene Rosa de Sá 5824164945

Meire Roque 1299161348

Vanessa Alves Araújo 5218944273

Nayara Tauane .........................................

São Paulo

2013

INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade, as profundas transformações têm sido intensificadas pela globalização da economia - produto de uma concorrência internacional muito acirrada, como também proveniente do processo de privatização, fusões, aquisições, entre outros fatores. Para atender as exigências e os desafios que a realidade impõe na atualidade, as empresas têm procurado apostar e desenvolverem seus talentos humanos. De acordo com Eboli (2010) o talento humano se expressa na motivação dos indivíduos, por intermédio de suas competências, criatividade, conhecimento, atitudes, genialidade, entre outros. Normalmente, os melhores resultados estão atribuídos às competências individuais ou em um trabalho de equipe. Na interpretação de Luz, Sant’anna e Kilimnik (2004), os múltiplos saberes podem ser alcançados por meio das mais variadas formas, isto é: “via transferência, aprendizagem, adaptação, os quais possibilitam ao indivíduo criar uma base de conhecimento e habilidades capazes de resoluções de problemas em situações concretas” (p.12). Nesse sentido, é de suma importância capacitar pessoas para competir numa economia global, bem como desenvolver comportamentos voltados para o aprendizado permanente. Além disso, fazem-se necessário capacitar as lideranças empresariais para atuarem no contexto de mudanças. Suas habilidades e experiências favorecem o compartilhamento do conhecimento, ou seja, a gestão do conhecimento. Pode-se então contar com a Gestão do Conhecimento como uma aliada a efetivação de um Banco de Talentos; poderá ser útil para a organização. A partir dessas considerações, pressupõe-se que um profissional qualificado seja de grande valor para as empresas que almejam obter conhecimento, competitividade e sustentabilidade. De acordo com esse contexto, um Banco de Talentos pode ser considerado uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento do capital intelectual. Na concepção de Romani e Borszcz (2001, p. 22) é importante criar “condições de estimular, armazenar, vender e compartilhar o capital intelectual”. Uma boa estratégia para isso é utilizar-se de um Banco de Dados. Em outras palavras, um Banco de Dados possibilita acessar registros referentes às pessoas que trabalham na organização, bem como divulgar seus talentos. Enfim, na Gestão do Conhecimento um Banco de Dados pode proporcionar o armazenamento de idéias e fatos; contribui para gerar mais conhecimento e formar um Banco de Talentos. O suporte ao Banco de Talentos irá depender do compartilhamento das suas competências.

Nome da Empresa: Construtora Norberto Odebrecht S.A.

Localização da Matriz: Avenida das Nações Unidas, 4777 - 6º andar - São Paulo - SP - CEP: 05477-000

Segmento:

Indústria

Engenharia e Construção

Energia-Óleo e Gás

Realizações

Imobiliárias

Países de Atuação:

América do Sul

América Central

África

Oriente Médio

Estados Unidos

Portugal.

Missão:

Geração de riqueza crescente para clientes, acionistas, integrantes e comunidades com ênfase na responsabilidade social.

Visão:

Ser uma empresa conceituada no Brasil, superando os padrões existentes no mercado e em 10 anos estar entre as 10melhores empresas do mundo.

Valores:

Confiança no ser humano e sua capacidade de se desenvolver através do trabalho. Proporcionar aos clientes excelência de atendimento, respeitando-o antes, durante e depois de qualquer negociação.

Porte/Tamanho: Multinacional

Líder diária: Vanessa Geisler (Empresário Norberto Odebrecht)

Na empresa a importância de cargos e competências dentro da organização é para empregar melhor um candidato. Baseado no processo seletivo pode-se entender melhor seus conhecimentos profissionais e pessoais. Para integrar uma pessoa na empresa, as mesmas procuram alcançar a qualidade, desenvolve-se o presente estudo de caso a partir das seguintes questões amplas de pesquisa como: Entendimento de cargos e competências. São as seguintes: Competências Técnicas, Conhecimentos Técnicos, Competências Comportamentais, Competências Organizacionais. O estudo fundamenta-se de forma clara e objetiva. As "condições de trabalho" apresentam-se como principal responsável pela satisfação dos recursos humanos, e que os fatores "trabalho em si" e "relações interpessoais" são os que mais contribuem para a satisfação dos recursos humanos. Visa apresentar estratégias de Gestão de Pessoas para atrair, desenvolver e reter talentos nas organizações, através dos profissionais que atuam na área de Recursos Humanos. Todos sabemos o capital humano das organizações é essencial pois trata-se da força capaz de aumentar a competitividade. Sendo uma das peças fundamentais para o desenvolvimento da organização, é fundamental que se tenha como estratégia, planos para desenvolver e aproveitar ao máximo o talento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com